Na aclamada e popular série "Black Mirror", é retratado em um dos seus episódios as consequências sociais e psicológicas do comportamento online, onde a personagem Lucy precisa ter um bom status social para ser convidada por sua amiga de infância para ser madrinha em seu casamento elitista. Apesar de ser futurista e ficcional, é possível estabelecer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira. (Formule a tese)
Em primeiro plano, deve-se esclarecer que é necessário priorizar a segurança virtual para todos os usuários. Nesse sentido, verifica-se que o sistema se apresenta falho em muitos momentos, principalmente em questão de usuários menos experientes e menos favorecidos. Assim, é de extrema necessidade garantir que todos os usuários, independentemente de idade ou condição social, tenham acesso à segurança. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, vale frisar que na sociedade atual, o mundo virtual se dá cada vez mais presente no dia a dia da população, tendo impacto direto na forma das pessoas pensarem e agirem, sendo diretamente influenciadas pela internet. Segundo acontecimentos recentes, um cancelamento virtual realizado pela página de fofocas virtuais "Choquei" foi extremamente discutido em diversas esferas sociais, uma vez que levou uma jovem, vítima de fake news, a dar um fim em sua própria vida após divulgarem um suposto envolvimento com o influenciador Winderson Nunes, o que levou milhares de internautas a atacarem a jovem. Sendo assim, é necessário a criação de medidas para solucionarem esse problema o quanto antes.
(Boa estratégia coesiva) Com base nisso, é possível concluir que o cancelamento virtual nem sempre ocorre com pessoas que realmente fizeram algo errado, sendo muitas vezes desencadeado por notícias falsas ou exposeds antigos.Logo, algo precisa ser feito para atenuar esses acontecimentos. Nota-se uma gigantesca necessidade de intervenções governamentais, de modo a criar campanhas de conscientização para tornar a sociedade mais consciente dos impactos de suas falas e ações na vida de outras pessoas, e também a criação de projetos de lei para punir os responsáveis pelas imprudências virtuais e gerar meios de segurança mais eficientes para fiscalizarem e excluírem notícias que não possuam veracidade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |