“Eduquemos as crianças para não castigarmos os adultos”, frase proferida pelo filósofo Pitágoras que possui relevância em ser aplicada nos dias atuais. De acordo com esta máxima, é preciso haver instrução para com os mais jovens acerca dos impactos do cancelamento virtual na saúde mental destes. Para tal, cabe à população, em especial a família, promover um bom diálogo com os mais novos.
Em primeira instância, urge a necessidade de a população aceitar sem resistência as divergentes opiniões. De fato, há a presença de opiniões contrárias no meio virtual, fato esse que por diversas vezes é mal visto pela mídia, especialmente por aquela que possui uma ideia diferente da proposta por outra pessoa. Tendo em vista este cenário, é papel exclusivo da família educar os filhos e os mais novos a aceitarem o outro porto de vista.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é nítido que a família possui papel fundamental em instruir os mais novos a terem um posicionamento crítico quanto ao modo de ler/ver diferentes comentários, inerentes ao seu ponto de vista. Intrinsecamente associado a isso, tem-se, muitas vezes, a cultura do cancelamento virtual devido ao não aceitamento do diferente ponto de vista (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante do exposto, cabe às diferentes sociedades educar os mais novos a compreender o diferente.
(Boa estratégia coesiva) Para tal, cabe às famílias, sobretudo os pais, instruírem os jovens a perceberem que o ponto de vista contrário sempre irá existir, mas deve ser respeitado. Para que isso venha a ocorrer, deve-se haver o controle destes sobre os jovens no meio social virtual, de modo que seja possível instruí-los acerca do modo como irão reagir aos comentários. Dessa forma, educar-se-ão os jovens e os adultos não serão castigados. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |