Cancelar alguém na internet já virou rotina de muitas pessoas. Durante uma entrevista com a Time, Taylor Swift, contou sobre o cancelamento que sofreu após uma briga pública com Kanye West: "Isso me levou psicologicamente a um lugar que nunca estive antes... Eu me afundei muito, muito mesmo". Nesse contexto é explicito os impactos do cancelamento virtual na saúde mental. (Melhore a contextualização e formule a tese)
A cultura do cancelamento não segue regras ou padrões, quem promove o cancelamento decide quem punir e como punir, sem pensar nas consequências que podem ser geradas. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O cancelamento público pode causar diversos danos psicológicos profundos nas pessoas envolvidas. Taylor Swift relata que chegou a se isolar em um país estrangeiro, tinha medo de fazer ligações telefônicas e se afastou de amigos e familiares. Logo é notório que toda a reputação do cancelado é afetada sem que ao menos ele possa se justificar diante das punições e acusações. (Melhore a apresentação)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a Cultura do Cancelamento não seja transmitida entre gerações e deixe de ser realidade são necessárias mudanças. O Poder Público, (Sem vírgula) juntamente com mídias e internet devem apresentar as pessoas os efeitos negativos que essa cultura traz à tona e mostrar que há formas de acabar com isso. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |