O cancelamento vem, a há alguns anos, sendo a maior fonte de violência virtual, as vezes, podendo ser comparado com um linchamento fora das redes sociais. Essa cultura, assim dizendo, é capaz de juntar milhões de pessoas contra uma, seja ela inocente de algo ou não, por meio da internet, lugar onde há quase total liberdade para dizerem o que quiserem. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Pode-se ter como exemplos, (Sem vírgula) artistas famosos que atentaram contra a própria vida em consequência desses "cancelamentos". PC Siqueira, YouTuber "cancelado" anos antes pela exposição de seus crimes, e Sulli, atriz e cantora "cancelada" simplesmente por ser declarada feminista. Mas há também, (Sem vírgula) os não-famosos, como Jessica Canedo, jovem que teve fake news vazadas a seu respeito, gerando um grande tumulto e onda de ódio, valendo questionar se tudo isso foi um suicídio ou um homicídio.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, impactos dessa nova moda vem ocasionando exclusões sociais, econômicas e transtornos mentais, levando pessoas a depressão, e em casos ainda mais graves, a morte. O cancelamento não traz benefícios, mas gera mais problemas, tanto para quem ataca, quanto quem é atacado, assim, sem ter conclusões finais lógicas e racionais para tal ato.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, para que este problema seja amenizado, ou até mesmo radicalizado, é necessário uma maior filtragem de comentários em redes sociais, mais leis que punam a quem cometer tais atos maliciosos, e aos que foram vítimas, apoio emocional nos centros psicológicos e apoio familiar, para que isso não gere traumas ou os leve a caminhos sem volta. Cabe a todos pensar se essa cultura é algo bom e benéfico a ser cultivado. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |