Cancelamento: impunidade e opressão - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 08/01/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e tolerância." A frase citada por Johann Goethe encara diretamente a "cultura do cancelamento" e enfrenta seus princípios. O cancelamento é um movimento virtual no qual internautas boicotam aguém como forma de protestar sobre o posicionamento ou comportamento de certa pessoa. Desta forma, tal problemática se deve pela sensação de impunidade e do extremismos de ideias.

De um lado, pessoas comentando sem se preocupar com seus impactos, de outro, a pessoa que recebe entre dezenas e milhões de comentários maldosos. Situações como essa ocorrem por conta da impunidade virtual, já que as redes sociais costumam ignorar comentários maldosos. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o extremismo de ideias está diretamente ligado à cultura do cancelamento, uma vez que seu ponto central consiste em não aceitar ideias divergentes, as considerando inferiores. Por conta de tal extremismo, internautas costumam a agir de forma violenta à expressões de opiniões diferentes às suas.

(Boa estratégia coesiva) Desta forma, é necessário que funcionando como a Primeira Lei de Newton, a qual diz que um corpo tende a permanecer em movimento até que uma força maior seja exercida sobre ele, (Justaposiição) o Governo Federal, em parceria com a Secretaria do Bem Estar Social e o Sistema Básico de Saúde, crie uma campanha de amparo a pessoas que sofreram com o cancelamento. A campanha consistirá em acompanhamento psicológico por meio de visitas semanais/mensais por psicólogos e psiquiatras do SUS às casas dos pacientes, ajudando assim a combater os impactos do cancelamento virtual na saúde mental. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200