A cultura do cancelamento nas redes sociais é algo que vem crescendo constantemente ao longo dos anos. Os tempos de pandemia fizeram o mundo ficar ainda mais digital do que era antes, o que contribuiu para o substancial aumento desses cancelamentos (Melhore a apresentação dessa ideia). Dentro desse contexto, deve ser levado em consideração alguns fatos como as causas dessa cultura e também na principal consequencia desse ato: o dano mental e social que sofre o sujeito "cancelado".
Primeiramente, o agente ocasionador do assunto retratado não é somente a grande massa de pessoas de má indole nas redes, outros culpados que podemos citar são os diversos portais de notícia das mídias sociais, que sempre tentam criar inúmeras polêmicas para aumentar seu público e muitas vezes espalham noticias falsas que podem prejudicar seriamente as pessoas citadas. Um caso que podemos alegar é sobre a jovem Jéssica, que foi vítima de uma dessas noticias falsas e sofreu com os múltiplos comentários maldosos que recebeu, a consequência de tais atos foi a morte de Jéssica, que tirou sua própria vida.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, tais posturas carregam consigo a consequência de danificar mentalmente muitos usuários, até mesmo de forma irreverssível certas vezes. A saúde mental das pessoas é algo que deveria ser assegurado pelo Estado, assim como citado na Constituição federal de 1988, que diz ser um dever do Estado garantir a saúde de todos os cidadãos, mas em grande maioria dos casos, não é exatamente isso que acontece. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) A partir das ideias descritas, conclui-se que os maiores causadores de todos esses problemas são os grandes distribuidores das notícias falsas e a grande massa de usuários mal intencionados que prejudicam o próximo. E (Vírgula) por consequência, os cidadãos têm sua saúde mental afetada com o Estado não cumprindo o seu dever descrito na Constituição de 1998. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 40 | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nota final | 200 | A redação apresenta falhas graves, tanto em relação ao tema proposto quanto à estruturação do texto. É necessário revisar conceitos básicos e buscar orientação para melhorar. |