O cancelamento virtual ocorre quando uma pessoa é "banida" das redes sociais por apresentar algum tipo de comportamento considerado inadequado. A cultura do cancelamento pode trazer consequências extremamente negativas para a vítima, culminando em problemas que afetam sua saúde mental. (Formule a tese)
Em primeiro lugar, o cancelamento tornou-se uma forma de punir aqueles que apresentam atitudes reprováveis. Na Idade Média, a pessoa condenada por um delito tinha que caminhar pela cidade, apregoando-o em voz alta. De forma análoga à Idade Média, as pessoas hoje, nas redes sociais, se colocam nessa posição de julgamento, sem pensar nas consequências negativas, na humilhação e na dor que podem provocar naquele que está sendo julgado. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, com o advento da internet e das redes sociais, abriu-se espaço para as pessoas se expressarem mais amplamente. O direito à liberdade de expressão é essencial para que haja uma democracia saudável. No entanto, ele não é um direito absoluto, uma vez que não permite que o indivíduo propague discursos de ódio. Desta forma, as pessoas devem tomar cuidado, ao se expressarem, para não ferir a honra e a dignidade alheias. (Melhore a apresentação)
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse sentido, é importante que a mídia, por meio de campanhas publicitárias e abordagem em programas de televisão, exponha as consequências que o cancelamento traz para a saúde mental dos indivíduos, a fim de ressignificar valores morais e garantir uma digna reinserção social dos "cancelados". (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |