O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema ''Ordem e Progresso, não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação que, na atualidade, enfrenta empecilhos para o seu desenvolvimento. Infelizmente, dentre eles há os impactos do cancelamento virtual na saúde mental, representando uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta no retrocesso do desenvolvimento social. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à negligencia da sociedade. (Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o econosmista Murray Rothbard, uma parcela dos representantes do governo, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia as suas responsabilidades, como combater a cultura do cancelamento no meio virtual. Em decorrência dessa indiligência do poder público, são escassas as leis e medidas punitivas contra os autores de "fake news" ou linchamentos nas diversas plataformas digitais. Assim, as redes sociais acabam sendo facilmente utilizadas por usuários mal intencionados que desejam propagar seus discursos de ódio para atingir outras pessoas, o que pode prejudicar gravemente a saúde mental dessas vítimas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Delimite)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar o descaso da sociedade como fator que corrobora a cultura do cancelamento. Nesse âmbito, a indiferença da população diante das desvantagens desse fenômeno, (Sem vírgula) silencia a temática na conjuntura social. Por conseguinte, muitas pessoas não se encontram cientes de que os atos de boicotar, isolar, humilhar ou julgar outros indivíduos nas de plataformas online trazem inúmeros prejuízos para aqueles que são alvos desse julgamento e exclusão. Nesse âmbito, as vítimas de ataques nas redes se tornam um grupo propício á a sofrer de depressão, ansiedade, traumas e insônia. Infelizmente tal panorama é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, junto ao Ministério das Comunicações, por meio de verbas públicas, crie leis eficazes que punam os praticantes do cancelamento virtual e invista em projetos que auxiliem aqueles que são alvo dos ataques. Essas medidas terão a finalidade de promover o bem-estar e a saúde mental da população. Assim, será possível a consolidação de uma sociedade mais desenvolvida socialmente, tal como afirma Raimundo de Teixeira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |