É fato que as redes sociais vêm sido usadas cada vez mais por aqueles que buscam compartilhar suas opiniões e pensamentos sobre diversos assuntos, mas quando as mídias são utilizadas com a intenção de difamar outro indivíduo, as consequências disso são o sentimento de medo, ansiedade e depressão nas vítimas. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização e formule a tese)
Em 2020, a mãe da youtuber mirim Isabel, do canal "Bel para meninas", foi acusada de exploração infantil. Com o intenso compartilhamento do assunto, logo surgiram as "ondas de cancelamento" contra a mãe, que desmentiu as acusações e mencionou ter ficado abalada emocionante por conta das ameaças e atrocidades ditas no período do ocorrido. O caso evidencia os perigos causados pela cultura do cancelamento no bem-estar mental da vítima, que se sente com medo de se expressar digitalmente novamente e ser mais criticada e vítima de comentários odiosos.
(Melhore a estratégia coesiva) Aplicativos como o Instagram, Twitter e TikTok foram criados para permitir a liberdade de expressão, respeitando as normas de cada uma delas. Por isso, muitos usuários sentem-se confortáveis para opinar sobre influenciadores digitais, porém quando esses comentários são feitos com a tendência de propagar ódio, o alvo dos cancelamentos se sente menosprezado, com sentimento de desamparo podendo gerar quadros clínicos, como a depressão. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que órgãos que monitoram e controlam as redes estejam atentos às atitudes dos usuários e denunciem elas, caso seja preciso. (Truncamento) Para que assim, as pessoas possam fazer um bom uso das redes sociais e se sentirem seguras ao usá-las. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |