Na Constituição federal de 1988, foi estabelecido o princípio da presunção de inocência, que presume que todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. Entretanto, na sociedade brasileira contemporânea, observa-se uma inversão de tal princípio. O indíviduo é julgado perante os outros, consequentemente tem sua dignidade perdida, antes de uma conclusão de um processo penal. Tal situação causa enormes prejuízos a saúde mental do réu. A problemática tem matriz na mídia e na educação atual. (Melhore a apresentação da discussão inicial)
Primeiramente, nota-se o prejuízo que a mídia causa na saúde mental dos alvos de suas manchetes. Segundo Byung Chul-Han, filosófo coreano, a sociedade moderna cobra altos níveis de produtividade das pessoas, o que é também observado dentro da mídia. Quando uma figura pública supostamente comete algo de baixo cunho moral, logo a mídia divulga, buscando a audiência antes de verificar qualquer veracidade das informações. A consequência é a destruição da dignidiade do indíviduo, que enfrenta comentários de ódio, fim de contratos. Isso é refletido na sua saúde mental que é totalmente prejudicada. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é visto que a sociedade contemporânea não valoriza em sua educação básica a psicologia. No Egito Antigo, a medicina era dividida entre corpo, mente e alma, como consta nos escritos de Hermes Trimegisto. Todavia, na atual sociedade altamente materialista, é verificado a ausência da mente e da alma na educação atual. Somente é ensinado ao cidadão contemporaneo aos cuidados do corpo, porém os cuidados em relação a psiqué são negligenciados. Isso é verificado nos alvos da "cultura do cancelamento" que não tem noção de inteligência emocional, ao terem sua dignidade abalada, não tem noção de como agir. (Melhore a apresentaação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, a necessidade de medidas para inibir tal problemática. Em primeiro lugar, é necessário que o estado brasileiro, por meio do Poder Legislativo, intervenha nas mídias através de leis que as limitem, com o intuito de evitar manchetes que prejudiquem a integridade de alguém. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação, por meio de mudanças no BNCC, ensine a saúde mental nas escolas, com o intuito de promover a inteligência emocional. Com isso o problema seria solucionado.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |