A cultura do cancelamento é um fenômeno do mundo contemporâneo e o cancelamento virtual é um tipo de ataque surgido nas redes sociais e que ganhou força nos últimos anos. Qualquer pessoa que tenha um posicionamento controverso ou questionável sobre um tema pode se tornar a próxima vítima. Em um primeiro momento, ocorre o linchamento virtual cujo principal objetivo é destruir a reputação e condenar moralmente a vítima sem direito à defesa. Posteriormente, ocorre o cancelamento que nada mais é do que um boicote cujas consequências variam de exclusão a perda de emprego, etc. Neste sentido, há que se discutir sobre os impactos do cancelamento virtual na saúde mental, a saber, o isolamento e o esquecimento social, os danos psicológicos profundos e seus efeitos. (Delimite as discussões iniciais)
Embora a cultura do cancelamento possa ser vista por ato de responsabilização (Vírgula) ela também traz consequências preocupantes haja vista o grave impacto na saúde mental dos envolvidos. Os casos de depressão, ansiedade, paranóia e em alguns extremos, o suicídio de pessoas envolvidas neste cenário, (Sem vírgula) estão, a cada dia mais (Vírgula) comuns. Além disso, há casos em que o cancelamento é baseado em fake news ou má interpretação, o que pode levar a injustiça e a destruição sem fundamento.
(Boa estratégia coesiva) Com relação a responsabilidade civil e criminal, qualquer pessoa vítima de cancelamento pode pleitear indenização contra quem cometeu o ato, nos termos do artigo 186 do Código Civil : "aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Sob a perspectiva filosófica, Jurgen Habermas, conceituou que a esfera pública é um lugar de debate racional onde os indivíduos podem discutir livremente suas ideias. Esse conceito implica em uma troca e inclusão, mas a cultura do cancelamento ataca esses fundamentos pois não busca a resolução dos conflitos e o entendimento mútuo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário a regulação das redes sociais para estabelecer limites e responsabilidades, com o legislativo aprovando uma lei sobre o tema e a conscientização da sociedade através de palestras, Associações Comunitárias, workshops,etc. Assim será possível viver sob a perspectiva da teoria da ação comunicativa de Habermas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |