Há mais de 2000 anos, na obra "A República" de Platão, surgiu a história do anel de Giges, onde um simples pastor encontra um anel mágico, com o qual consegue tornar-se invisível, e, em seu anonimato, decide cometer diversas atrocidades. Se atualmente ainda não é possível a invisibilidade física, o anonimato das ações já é uma realidade nas redes sociais, encontrando como efeitos a ausência de responsabilidade do indivíduo e, mais tardiamente, fenômenos como o cancelamento virtual.
Por toda História ocorreram os linchamentos e a exclusão de pessoas divergentes, porém nas mídias sociais uma nova forma é assumida, na qual milhares ou até milhões de "anônimos" atacam descomedidamente uma pessoa. Esses indivíduos que se sentem invisíveis, (Sem vírgula) são levados pelo efeito manada a espalhar seu ódio que, não se limitando às palavras da vítima, fazem piadas e "memes", com alguns casos levando a xingamentos e difamações . (Explore de modo mais produtivo)
(Uso inadequado do operador argumentivo) Dessa forma, é possível ver o princípio da aprovação social do psicólogo Robert Cialdini, em que enquanto o grupo composto por "anônimos" se sente incluído e por esse justificado, a vítima do ataque se encontra excluída do convívio e com sua própria existência sendo repudiada pela comunidade. Destarte, a vítima tende a desenvolver psicoses, levada pela crença da maioria de sua mediocridade.
(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, o cancelamento e fenômenos afim são correlatos às dificuldades que devem ser observadas na modernidade. É necessário que o governo tome atitudes para a regulamentação do tráfego nas redes sociais, que não podem ser vistas como um "anel de Giges", supostamente tornando o indivíduo em um anônimo e o livrando de suas responsabilidades para com o outro. Dessa maneira, diminuindo a incidência dos cancelamentos destrutivos que são vistos, e abrindo portas para uma internet mais segura. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |