[Sem título] - Banco de redações


Impactos do cancelamento virtual na saúde mental

Enviada em: 03/01/2024

Status:

Corrigida
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Há mais de 2000 anos, na obra "A República" de Platão, surgiu a história do anel de Giges, onde um simples pastor encontra um anel mágico, com o qual consegue tornar-se invisível, e, em seu anonimato, decide cometer diversas atrocidades. Se atualmente ainda não é possível a invisibilidade física, o anonimato das ações já é uma realidade nas redes sociais, encontrando como efeitos a ausência de responsabilidade do indivíduo e, mais tardiamente, fenômenos como o cancelamento virtual.

Por toda História ocorreram os linchamentos e a exclusão de pessoas divergentes, porém nas mídias sociais uma nova forma é assumida, na qual milhares ou até milhões de "anônimos" atacam descomedidamente uma pessoa. Esses indivíduos que se sentem invisíveis, (Sem vírgula) são levados pelo efeito manada a espalhar seu ódio que, não se limitando às palavras da vítima, fazem piadas e "memes", com alguns casos levando a xingamentos e difamações . (Explore de modo mais produtivo)

(Uso inadequado do operador argumentivo) Dessa forma, é possível ver o princípio da aprovação social do psicólogo Robert Cialdini, em que enquanto o grupo composto por "anônimos" se sente incluído e por esse justificado, a vítima do ataque se encontra excluída do convívio e com sua própria existência sendo repudiada pela comunidade. Destarte, a vítima tende a desenvolver psicoses, levada pela crença da maioria de sua mediocridade. 

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, o cancelamento e fenômenos afim são correlatos às dificuldades que devem ser observadas na modernidade. É necessário que o governo tome atitudes para a regulamentação do tráfego nas redes sociais, que não podem ser vistas como um "anel de Giges", supostamente tornando o indivíduo em um anônimo e o livrando de suas responsabilidades para com o outro. Dessa maneira, diminuindo a incidência dos cancelamentos destrutivos que são vistos, e abrindo portas para uma internet mais segura. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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