A Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) tornou inerente a todo cidadão brasileiro o direito à segurança e a inviolabilidade do direito à vida. Entretanto, o aumento da violência nas escolas brasileiras têm contrariado tal concessão. Diante disso, podemos salientar que o âmbito familiar desestruturado e jogos eletrônicos que incluem violência podem ser fatores contribuintes para a perduração deste cenário.
De acordo com um artigo publicado pelo Instituto Brasileiro de Direito da Família, toda criança é o produto de suas relações familiares, os pais são os principais responsáveis pela formação e desenvolvimento do caráter dos filhos, sendo eles figuras de grande importância para a construção de uma sociedade melhor. De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal Gazeta do Povo, 30% das crianças que vivem em lares violentos tendem a reproduzir esses comportamentos, além disso também é comprovado que crianças que passam por esses transtornos são mais propícias a desenvolver depressão e ansiedade . (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, podemos também destacar que os “games de tiro em primeira pessoa” são instrumentos que instigam os jovens a violência. Embora não haja pesquisas que comprovem uma ligação direta entre games e o aumento da violência nas escolas, a psicóloga Elizabeth Monteiro, (Sem vírgula) afirma que pelo fato dos jogos desafiarem a matar, fazendo da morte uma conquista, trás uma visão banal deste ato para o jogador, inclusive, em alguns dos casos de violência em escolas que ocorreram, chats de jogos on-line foram utilizados como meio de comunicação para a execução dos atos violentos, outro ponto a ser considerado é que a exposição excessiva às telas pode afetar o desenvolvimento cognitivo dessas. É certo que diante desse cenário medidas de combate a violência nas escolas foram tomadas, visando a integração dessas crianças e jovens, com o objetivo de formar cidadãos, também foi criada uma central telefônica para atender a esses casos, mesmo assim a sensação de insegurança permanece.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, se faz faz-se necessário a instalação de uma rede de apoio psicológico nas escolas de forma que os alunos possam ter acesso a um acompanhamento periódico, dando atenção aos discentes em sua individualidade, tornando possível a melhor identificação de casos de violência no âmbito familiar, além disso, é importante o haver um monitoramento dos jogos de tiros, por parte dos pais como também por parte do governo para com as empresas que fornecem os games, visando um maior controle os conteúdos que são oferecidos. Feito isso, será possível obter um Brasil com instituições de ensino seguras que transmitam confiabilidade além de oferecer uma garantia ao tratamento das causas raiz do problema. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |