Em "Naruto", anime japonês, a educação dos ninjas é a base do sucesso do país do fogo, o que torna o sistema educacional algo respeitado e incentivado por todos os shinobis. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, a qual, ao contrário do país do fogo, o aumento da violência nas escolas se mostra um grave problema. Assim, a má representação midiática e o silenciamento escolar intensificam o quadro. (Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que a má representação midiática é catalizadora do aumento da violência nas escolas no Brasil. Nesse sentido, Theordono Adorno - sociólogo da escola de Frankfurt-, a indústria cultural transforma a cultura em mercadoria, em vez de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Destarte, a mídia não tem como objetivo primordial abordar temas de interesse social e coletivo, uma vez que sua grande preocupação está voltada para o mercado e para o consumo. Dessa maneira, assuntos de extrema relevância social, como os inúmeros atos de violência nas escolas, tais como agressões físicas e verbais aos professores, não encontram espaço em sua programação, pois esses tipo de conteúdo não gera rentabilidade aos veículos midiáticos (Reestruture essa discussão), já que não se trata de compras e vendas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há o silenciamento escolar no que tange à violência no ambiente acadêmico. A esse respeito, Paulo Freire, pedagogo e pesquisador, em sua obra "Pedagogia do oprimido", afirmou que as instituições de ensino têm um método de aprendizado bancário e não civilizatório. Isto é, um tipo de ensino com aulas conteudistas e monótonas que não são voltadas às discursão sociais. Dessa forma, as escolas brasileira continuam utilizando o mesmo método falho criticado por Freire, ou seja, as disciplinas são lecionadas unicamente com o cunho de não refletir sobre a realidade, deixando de lado debates estudantis sobre o papel do indivíduo na construção de uma educação cidadã e o poder transformador da educação. Deste modo, a passividade escolar naturaliza o silenciamento sobre o aumento da violência nas escolas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação - órgão responsável pela educação da nação- deve criar um projeto de educação cidadã, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, mitigar os efeitos da violência nas escolas. Ademais, o Ministério das Comunicações deve criar campanhas de reeducação sobre os comportamentos intoleráveis no ambiente escolar, através de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de ter uma sociedade semelhante à apresentada em "Naruto". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |