A Constituição Federativa Brasileira, prologada em 1988, promove em seu artigo 9° a segurança de crianças e adolescentes em ambientes escolares. (Truncamento) Visto que o aumento da violência nas escolas do Brasil vem interferindo na vida dos estudantes pela falta de segurança e a carência de uma população sensibilizada. (Melhore a coesão) Tendo como maior obstáculo a falta de legislação por parte dos órgãos de educação e a romantização de adolescentes com problemas psicológicos. (Melhore a apresentação da discussão)
Segundo o portal de notícias do G1, em maio de 2019, manifestantes em São Paulo ergueram cartazes com a frase "invistam em psicologia e não teram hospitais lotados", pois a falta de investimentos que concratizam com as necessidades do povo aumentam as índices de violência. Contando, verifica-se a ausência de uma política democrática para adequar as necessidades da sociedade. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar o pensamento do filósofo Rousseau, segundo o qual "a romantização de tal ação só aumenta a sua prática", é inevitável não lutar pela sua abolição, e a voz do povo é necessária nesta ocasião por meio de palestras em ambientes públicos, propostas ao governo e demonstrar insatisfação perante a essa irregularidade. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Contando, medidas governamentais devem ser aplicadas para interromper esse patamar e a colaboração da população por meio de protestos contra esse patamar. Afinal, somente com o engajamento de todos será possível construirmos uma sociedade regular democrática. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |