Segundo o artigo 6⁰ da Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, consta que todo cidadão brasileiro tem direito á à segurança, principalmente nos ambientes escolares. Portanto No entanto tal prerrogativa não tem sido cumprida na prática quando se observa o aumento das violências nas escolas do Brasil, dificultando,deste modo,o cumprimento desse direito social tão importante.Diante disso ,é necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese com clareza)
Em uma primeira análise, deve-se observar a ausência de medidas governamentais para combater a violência nas escolas.Nesse sentido,percebe-se que a maioria das escolas não possuem profissionais de segurança aos seus arredores e interiores.Segundo o filósofo John Locke ,configura-se como uma violação do "contrato social",já que o Estado não cumpre seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis,tal esse como a segurança,o que infelizmente é evidente em todo país. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) É importante apontar também a preocupação que pais e responsáveis tem enfrentado, referente a essa falta de segurança que percorre por todo o Brasil.Segundo dados do IBGE (Vírgula) mais da metade dos brasileiros temem que seus filhos sofram algum tipo de violência em âmbitos escolares.Logo,é inadmissível que esse cenário continue a pendurar,pois a escola é um lugar onde todos deveriam se sentir bem e seguros. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto (Vírgula) a necessidade de combater esses obstáculos.Para isso é imprescindível que o governo tome as medidas cabíveis, tornando as escolas ambientais mais seguros,onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social",tal como afirma John Locke. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 320 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |