“ Ele se levantou e chutou o meu rosto” , afirmou docente da rede pública de escola do estado do Rio de Janeiro em entrevista ao G1 no ano de 2023. Esse relato é um dos diversos casos de violência escolar, quando ocorrer no ambiente acadêmico. No último ano no Brasil, segundo Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está entre os países que mais tem violência contra professores, sendo esse índicie crescente a partir de 2018 (Vírgula) de acordo Betina Barros, pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, influenciados pela polarização política , pós-pandemia e exposição a violência. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A partir das eleições de 2018, segunda Betina Barros, devido à polarização política crescente nas redes sociais, ideias extremistas entre si tiveram mais força nos debates nas redes sociais e mídias (Vírgula) e sem políticas eficazes de combate à violência as pessoas passaram a não somente emitir as opiniões como também impor a opinião para que pensasse diferente. Nesse contexto, o ambiente escolar, por ser um espaço de compartilhamento de ideias e formado por uma diversidade de pessoas, foi propício para que aumentasse uma crescente de violência, tanto com professores como quanto alunos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, durante a epidemia por COVID-19 covid-19, quando ideias contrárias sobre as medidas de segurança, (Sem vírgula) muitas pessoas por crerem em ações diferentes, para impor as suas visões, reforçavam as ações por meio das redes sociais e nos demais ambiente que frequentavam, nesse sentido houve um aumento expressivo dos casos de violência que para o ambiente escolar culminou no retorno às aulas, que segundo a organização Nova Escola levou uma crescente de violência no retorno após pandemia. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, devido à falta de preparação social para debates e ambiente com informações polarizadas em uma sociedade intolerante a opiniões contrárias, esse foi um cenário para que ações para impor ideias fossem difundidas que culminou em ações violentas no ambiente escolar, local reservado para difundir ideias, mas que (Problemas na construção de sentido) devido à falta de estrutura seja teórica ou de segurança. Sendo assim , preparação da comunidade escolar para debates e preparação dos discentes e docentes podem ser medidas que tornem o ambiente escolar mais preparadas para debater as diversas ideias. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 40 | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nota final | 200 | A redação apresenta falhas graves, tanto em relação ao tema proposto quanto à estruturação do texto. É necessário revisar conceitos básicos e buscar orientação para melhorar. |