A escola tem como proposta ser um ambiente inclusivo, social e influenciador para jovens, sempre na busca de melhorar a forma de passar conhecimentos. Porém, a realidade contrasta com o conceito relatado anteriormente por motivos vistos por todos os brasileiros, a violência. Com esses relatos é necessário abordar o bullying em sala de aula e investigar os motivos do autor das agressões.
Primeiramente, é importante ter em mente que o bullying não é um termo recente nem um caso isolado, principalmente na atualidade, o assunto ganhou importância e aumentou a preocupação de familiares que possuem parentes inseridos em um ambiente escolar, com tantos casos sendo transmitidos pelas mídias em geral. Segundo pesquisas realizadas pelo DataSenado, indivíduos da sociedade brasileira temem mais a violência nas escolas do que as da rua. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o conhecimento das causas para uma pessoa ser geradora e praticante dessa violência são de grande importância, levar em consideração que esses atos podem ter um histórico originado nas ruas ou no próprio lar, onde pode abitar as maiores influências da vida de uma pessoa. A investigação é necessária para ter uma base de informações no intuito de aspirar soluções. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Com base nesses breves relatos, conclui-se que a escola faz parte de uma estrutura formadora de cidadãos, mas sofre de uma problemática antiga, infelizmente com números de casos aumentando. Dentre tantas soluções que podem ser abordadas, a mais relevante e centrada no aluno é o professor, cabendo-o observar e informar para profissionais competentes e instruir aos estudantes sobre os impactos dessa violência. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |