Escola Moderna: Educação ou Violência? - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 23/11/2023

Status:

Corrigida
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Ao longo dos anos, o ambiente criado para transmitir conhecimentos científicos e sociais a crianças, adolescentes e adultos têm tido sua finalidade desviada, uma vez que os casos de violência nas escolas tornaram-se mais frequentes no Brasil, a ponto de seus habitantes temerem mais os atentados em colégios do que nas ruas, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado em julho de 2023. Isso ocorre devido à ausência de preparo ao respeito aos cidadãos frente às diferenças uns com os outros, bem como a omissão de ações preventivas para elevar a segurança no local. (Formulou a tese)

Primeiramente, conforme demonstrados os casos de violência/massacres em escolas na mídia, muitos são os relatos de “bullying” contra o algoz, levando-os à vingança. Evidencia-se, assim, a existência de conflitos entre alunos quanto às diferenças uns com os outros, seja por meio de intolerância religiosa, seja pela orientação sexual ou até mesmo pela cor de sua pele. Fator esse alimentado devido ao não preparo dos cidadãos quanto ao comportamento adequado em sociedade, a necessidade de respeito às diferenças, pois muitos pais, por exemplo, afastam-se do cotidiano de seus filhos, deixando-os sem orientação comportamental e, portanto, à mercê de passos incertos em sua caminhada. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, os casos mais críticos de violência no ambiente escolar são concretizados devido à falta de medidas preventivas por parte de seus profissionais de segurança. No Brasil, ainda não é normalizada a vistoria dos cidadãos que adentram as escolas, o que possibilita o ingresso de pessoas armadas e eleva o perigo de ações ilícitas no ambiente, bem como os danos na ocorrência de atentados, como ocorreu no município de Suzano, São Paulo, em 2019, quando dois jovens, que portavam revólveres, machados, explosivos e arco e flecha, entraram em uma escola pública e fizeram inúmeras vítimas. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, observa-se a necessidade de medidas para frear o aumento da violência nas escolas brasileiras, dada sua maior frequência. Para isso, os pais e os profissionais do local têm importante papel. Os primeiros, por meio de maior participação no cotidiano de seus filhos, acompanhando-os e incentivando o controle de atitudes violentas, maior exercício de empatia com o próximo, de respeito às diferenças, além da vistoria dos materiais que carregam ao ambiente escolar; os segundos, por sua vez, em especial os guardas, a partir da vistoria efetiva de materiais portados pelos cidadãos que visam o ingresso, bem como a adoção de tecnologias que agilizem o processo, a fim de maior assegurar a vida dos alunos e permitir que a escola retorne ao patamar exclusivo de aprendizado. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para explorar as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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