O aumento na violência das nas escolas é um problema público que preocupa a todos. Mesmo assim, pouco foi realizado de efetivo até o momento para solucioná-lo. As soluções que existem ora atribuem a responsabilidade somente à escola, ora somente às delegacias de policias. É preciso, no entanto, de uma ação integrada que antes de tudo enfrente à misoginia e à liberalização das armas. (Contextualize o tema e formule a tese)
Em primeiro lugar, é preciso considerar o papel que a misoginia desempenha nesses ataques. Com efeito, todos eles foram realizados por adolescentes ou adultos do sexo masculino, e a maioria das vítimas são do sexo feminino (Reestruture essa discussão). Ora, não se trata de uma coincidência: esses ataques têm uma clara motivação misógina, o que demanda uma política pública de combate à misoginia.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, cabe ressaltar o efeito da liberalização das armas no Brasil. De fato, a maioria dos ataques foram realizados com armas de parentes, o que indica que a liberalização do acesso a armas nos últimos anos pode ter contribuído com esse cenário. A propósito, não se combate a violência com mais armas, razão pela qual atribuir a responsabilidade somente às polícias, especialmente em sua versão militarizada, é um erro colossal. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é preciso entender que o aumento da violência nas escolas é um problema público cuja solução depende da ação integrada de várias políticas públicas. Nesse sentido, os diversos entes federados, em ações coordenadas, devem não apenas trabalhar lado a lado com as escolas e as policiais em sua versão de inteligência, mas especialmente desenvolver programas que primeiramente ataquem a misoginia e reduzam a circulação de armas, pois só assim esse tipo de violência começará a diminuir. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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120
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Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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80
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Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 640
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
200 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
920 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
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