A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo VI o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro, (Justaposição) contudo tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento da violência nas escolas do Brasil que tem como alicerces falta de medidas governamentais que não promovem segurança e o apoio psicológico que é de suma importância nas redes de ensino. (Formulou a tese. Parágrafo frasal)
Em primeira análise (Vírgula) deve-se ressaltar a débil ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática, que de acordo com o filósofo John Locke configura-se como uma quebra do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como o da segurança ausente nessa problemática, já que as escolas não recebem as devidas estruturas para que tal direito se encontre presente. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se a falta de apoio psicológico como causadora do impasse (Vírgula) já que muitos ataques de violência nas escolas são cometidos pelos próprios alunos com algum histórico de bullying, como o último ocorrido em São Paulo. Acerca disso percebe-se como os traumas influenciam os comportamentos dos indivíduos os levando a cometer tais tragédias, portanto é inadmissível que tal cenário continue a perdurar pois de acordo com o filósofo escritor Jean Paul Sartre "Qualquer tipo de violência é uma derrota". (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Todavia medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe governo federal fornecer o policiamento e sistemas de segurança nas escolas, fornecendo pelo menos um policial para a vistoria dos portões escolares em período integral, afim a fim de proteger as redes de ensino e facilitar a missão policial caso aconteça algum ataque. Cabe também ao Governo Federal fornecer psicólogos para as escolas em todo o Brasil, fazendo com que os alunos tenham com quem conversar quando estiverem passando por alguma situação que os afete de alguma forma. Assim a Constituição de 1988 se reverbera com mais ênfase na prática. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |