Os alicerces da problemática. - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 23/11/2023

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo VI o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro, (Justaposição) contudo tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento da violência nas escolas do Brasil que tem como alicerces falta de medidas governamentais que não promovem segurança e o apoio psicológico que é de suma importância nas redes de ensino. (Formulou a tese. Parágrafo frasal)

Em primeira análise (Vírgula) deve-se ressaltar a débil ação do poder governamental enquanto mantenedora da problemática, que de acordo com o filósofo John Locke configura-se como uma quebra do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões  cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como o da segurança ausente nessa problemática, já que as escolas não recebem as devidas estruturas para que tal direito se encontre presente. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se a falta de apoio psicológico como causadora do impasse (Vírgula) já que muitos ataques de violência nas escolas são cometidos pelos próprios alunos com algum histórico de bullying, como o último ocorrido em São Paulo. Acerca disso percebe-se como os traumas influenciam os comportamentos dos indivíduos os levando a cometer tais tragédias, portanto é inadmissível que tal cenário continue a perdurar pois de acordo com o filósofo escritor Jean Paul Sartre "Qualquer tipo de violência é uma derrota". (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Todavia medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe governo federal fornecer o policiamento e sistemas de segurança nas escolas, fornecendo pelo menos um policial para a vistoria dos portões escolares em período integral, afim  a fim de proteger as redes de ensino e facilitar a missão policial caso aconteça algum ataque. Cabe também ao Governo Federal fornecer psicólogos para as escolas em todo o Brasil, fazendo com que os alunos tenham com quem conversar quando estiverem passando por alguma situação que os afete de alguma forma. Assim a Constituição de 1988 se reverbera com mais ênfase na prática. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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