A urgência de uma cultura de paz - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 21/11/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A violência nas escolas é um grande reflexo da violência na própria sociedade brasileira. Se desde cedo crianças e jovens são expostos a diversos tipos de violência - como a doméstica, os latrocínios (muito comuns em suas comunidades), o racismo e o preconceito, a violência no futebol, a corrupção política entre outros tipos - e deixam de vivenciar uma sociedade igualitária e justa, passam a desacreditar nesses conceitos. Portanto, é óbvio que irão se tornar cidadãos que, no mínimo, aceitarão a violência como um elemento viável e justificável em diversas relações sociais. (Formule a tese)

Dessa forma nos vemos presos dentro de um círculo vicioso de violência, que deve ser interrompido em algum ponto e de alguma forma, para que assim um evento desencadeie outros, para então alcançarmos um ponto de construção de uma racionalidade social voltada para o respeito, harmonia e entendimento entre todos os cidadãos.
Hanna Arendt cunhou o termo "banalização do mal", um conceito que ela derivou a partir de seu trabalho como repórter no julgamento do nazista Eichmann, onde percebeu a naturalidade com a qual um homem comum adota a violência extrema, alertando sobre essa naturalidade em aceitar a violência e a devastação que pode produzir nas sociedades, e que infelizmente está presente na nossa sociedade brasileira. (Melhore a apresentação da discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Para quebrar esse ciclo de aceitação natural da violência, podemos iniciar a ruptura a partir de educação escolar, seguindo as ideias de Theodor Adorno, que diz ser primordial uma atenção especial para a educação primária, pois é o período em que nosso caráter estará começando a ser formado, e a educação tem por objetivo principal a emancipação do ser humano. (Melhore a apresentação da discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil, a deputada Professora Goreth (PDT-AP) criou um projeto de lei que prevê um enfrentamento racional e pacífico de situações de violência nas escolas a partir do preparo dos profissionais que compõem a sociedade escolar pela pedagogia restaurativa, num modelo que foi utilizado em escolas de seu estado, e que reduziram em 80% os casos de violência escolar. Esse projeto vai ao Senado para ser aprovado como Política Nacional de Promoção de Cultura de Paz nas Escolas (PL 1482/23), e faz frente às ideologias extremistas que a maior parte da população brasileira adota, que é o clamor por um ambiente escolar opressivo porém seguro pela força, o que somente reafirma uma "banalização do mal" em detrimento da razão e respeito. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para criarmos uma sociedade justa, devemos fazer os jovens acreditarem nesse tipo de sociedade, e para isso devemos cobrar a efetivação dessa lei para que possa ser exercida pelo executivo, além disso, é essencial que todos os setores da sociedade conheça, se identifique e adote essa lei como uma saída mais viável que construir um ambiente escolar onde a violência é usada para combater violência. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!