No universo de "Percy Jackson e o ladrão de raios", a jornada do protagonista revela não apenas a luta contra criaturas mitológicas, mas também um reflexo das dinâmicas sociais líquidas presentes em uma escola contemporânea. Entender como as relações entre os personagens se desdobram torna-se crucial não apenas para a trama, mas também para analisar e abordar questões mais amplas, como o aumento da violência nas escolas. (Formule a tese)
A violência nas escolas contemporâneas muitas vezes tem raízes profundas em questões sociais complexas, como pressões acadêmicas intensas, desigualdades econômicas, instabilidade familiar e influências negativas da mídia, que contribuem para um ambiente propício ao surgimento da violência (Explore mais essa discussão). Da mesma forma, a busca por reconhecimento, a aceitação entre os pares e a competição exacerbada podem alimentar conflitos entre os estudantes.
(Melhore a estratégia coesiva) Explorando a análise do sociólogo Zygmunt Bauman, sobre as relações sociais líquidas, marcadas por sua instabilidade, temporariedade e transitoriedade, percebemos o peso significativo que as dinâmicas sociais exercem não apenas no desencadeamento do bullying, mas também em suas consequências. A ausência de estruturas sólidas de apoio e a fluidez nas relações afetam não somente a vítima, mas também a dinâmica global da escola. Além disso, é imperativo examinar os impactos do bullying e da violência na vida da vítima. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Embora as ramificações desse comportamento possam apresentar-se como transitórias em alguns casos, ocasionando declínio no desempenho acadêmico, isolamento social e prejuízos à autoestima, é de extrema importância reconhecer que o bullying também é capaz de deixar cicatrizes emocionais profundas e persistentes. A principal apreensão reside na continuidade do ciclo de violência, pois aqueles que experimentam atos agressivos na escola demonstram maior propensão a reproduzir tais comportamentos no futuro.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o Estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar as causas imediatas e ressuscitar o ambiente escolar, promovendo um espaço seguro e propício para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes. Para isso, o Ministério da Educação - haja vista ser provedor de políticas públicas - deve investir na implementação de programas educacionais abrangentes. (Truncamento) Por meio de projetos que visem a conscientização, prevenção e combate à violência escolar, com a finalidade de instigar uma cultura de respeito, empatia e diálogo nas instituições de ensino. Espera-se, com isso, não apenas a redução dos casos de violência nas escolas, mas também o florescer de um ambiente educacional saudável, onde cada estudante se sinta valorizado, protegido e capaz de atingir seu pleno potencial acadêmico e pessoal. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 560 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |