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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/11/2023

Status:

Corrigida
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No universo de "Percy Jackson e o ladrão de raios", a jornada do protagonista revela não apenas a luta contra criaturas mitológicas, mas também um reflexo das dinâmicas sociais líquidas presentes em uma escola contemporânea. Entender como as relações entre os personagens se desdobram torna-se crucial não apenas para a trama, mas também para analisar e abordar questões mais amplas, como o aumento da violência nas escolas. (Formule a tese)

A violência nas escolas contemporâneas muitas vezes tem raízes profundas em questões sociais complexas, como pressões acadêmicas intensas, desigualdades econômicas, instabilidade familiar e influências negativas da mídia, que contribuem para um ambiente propício ao surgimento da violência (Explore mais essa discussão). Da mesma forma, a busca por reconhecimento, a aceitação entre os pares e a competição exacerbada podem alimentar conflitos entre os estudantes.

(Melhore a estratégia coesiva) Explorando a análise do sociólogo Zygmunt Bauman, sobre as relações sociais líquidas, marcadas por sua instabilidade, temporariedade e transitoriedade, percebemos o peso significativo que as dinâmicas sociais exercem não apenas no desencadeamento do bullying, mas também em suas consequências. A ausência de estruturas sólidas de apoio e a fluidez nas relações afetam não somente a vítima, mas também a dinâmica global da escola. Além disso, é imperativo examinar os impactos do bullying e da violência na vida da vítima. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Embora as ramificações desse comportamento possam apresentar-se como transitórias em alguns casos, ocasionando declínio no desempenho acadêmico, isolamento social e prejuízos à autoestima, é de extrema importância reconhecer que o bullying também é capaz de deixar cicatrizes emocionais profundas e persistentes. A principal apreensão reside na continuidade do ciclo de violência, pois aqueles que experimentam atos agressivos na escola demonstram maior propensão a reproduzir tais comportamentos no futuro.

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o Estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar as causas imediatas e ressuscitar o ambiente escolar, promovendo um espaço seguro e propício para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes. Para isso, o Ministério da Educação - haja vista ser provedor de políticas públicas - deve investir na implementação de programas educacionais abrangentes. (Truncamento) Por meio de projetos que visem a conscientização, prevenção e combate à violência escolar, com a finalidade de instigar uma cultura de respeito, empatia e diálogo nas instituições de ensino. Espera-se, com isso, não apenas a redução dos casos de violência nas escolas, mas também o florescer de um ambiente educacional saudável, onde cada estudante se sinta valorizado, protegido e capaz de atingir seu pleno potencial acadêmico e pessoal. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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