No filme “Tarde Demais”, protagonizado por Michael Sheen e Maria Bello, observamos a visão do casal Bill e Kate, que recebem a notícia de que seu filho Sammy cometeu um assasinato assassinato na universidade onde estudava e depois suicidou-se. Durante a trama é mostrada a busca do casal em entender as razões da atitude do filho, além de enfrentar a culpa e as acusações por terem criado um assassino. Em paralelo com a realidade, é notório que o aumento da violência nas escolas brasileiras está se tornando mais comum, motivado principalmente pelo bullying feito entre os alunos e a ignorância contra eles. (Formule a tese)
Primeiramente, destaca-se que o bullying no ambiente escolar contribui para o aumento da violência nas escolas. Segundo Dalai Lama, a “Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza”. A frase sintetiza a ideia de bullying, onde o agressor busca demonstrar poder sob sua vítima cometendo ofensas, agressões e humilhações contra ela. Consequentemente, a vítima pode buscar soluções inadequadas para o problema, seja se tornando um agressor ou, em casos mais graves, se vingando por meio de agressões e assassinatos no ambiente escolar. Em suma, o bullying apenas causa um ciclo infinito de violência, podendo ser impedido ao dar voz e apoio às vítimas.
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, é corriqueiro que no ambiente escolar as vítimas de bullying sejam ignoradas e careçam de apoio. Na série “13 Reasons Why”, a protagonista Hannah Baker sofre bullying e humilhações constantes na escola e, em dado momento da trama, ela pede auxílio ao conselheiro da escola, que duvida de seu relato. De maneira análoga, muitos casos de bullying são silenciados e não são tratados de forma responsável, influenciando as vítimas a buscar soluções violentas. Destarte, os agressores geralmente saem impunes, contribuindo para a permanência da violência nas escolas e evidenciando buscas por melhores soluções. (Melhore a apresentação da discussão. Abordagem pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação criar um espaço seguro para as vítimas da violência escolar. A efetivação pode ocorrer por meio da contratação de profissionais capacitados nas escolas, que terão como função ouvir e acolher as vítimas, buscando solucionar o problema de forma responsável, a fim de diminuir os casos de violência escolar. É importante também que o Poder Legislativo e Judiciário assegurem a justiça diante da violência cometida nas escolas brasileiras. A promulgação e aplicação de leis mais rigorosas pode ser utilizada como meio, assim garantindo a punição adequada aos agressores e tendo como finalidade reduzir crimes ligados ao ambiente escolar, compensando as vítimas da violência. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |