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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/11/2023

Status:

Corrigida
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Embora a Constituição federal de 1998 assegure o direito à segurança para todos os cidadãos, nota-se que essa garantia não ocorre adequadamente, pois caminhos ainda precisam ser traçados para combater a violência escolar no Brasil. Essa violência manifesta-se em agressões físicas e psicológicas, que podem levar o indivíduo a desenvolver sérios problemas de saúde, como ferimentos profundos e depressão. Isso ocorre devido a ausência de órgãos públicos responsáveis pela fiscalização de violência nas escolas e falta de campanhas publicitárias para garantir a visibilidade do entrave. Logo, atitudes precisam ser tomadas para reverter esse quadro. (Formulou a tese)

Sob esse viés, enfatiza-se em primeiro plano, que a ausência de órgão públicos fiscalizadores de violência nas escolas atua como a primeira causa do problema. Diante dessa perspectiva, a aclamada obra audiovisual "A hora do desespero", retrata a importância dos órgão públicos que fiscalizam as escolas, responsáveis por evitar incidentes violentos capazes de retirar a vida de alguém. A longa-metragem condiz notoriamente com a realidade vivenciada no Estado brasileiro, pois em deriva da falta de fiscalização nas escolas, o aumento de violência vem crescendo cada vez mais, tornando o espaço escolar um local que fere a Carta Magna, responsável por garantir o direito à segurança para todos. Desse modo, torna-se notório que a ausência de órgãos fiscalizadores de violência nas escolas é um problema que deve ser intermediado. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa conuntura é agravada pela falta de campanhas publicitárias, no qual não reafirmam a importância do combate a esse revés. Nesse contexto, a obra literária "A cauda longa" destaca a alta credibilidade das campanhas publicitárias para a propagação de uma ideia, além de enfatizar a abundante visibilidade que o tema terá a partir da realização de tal ato. Assim, pode-se gerar uma repercussão midiática positiva expressando a importância do combate a violência nas escolas, aumentando expressivamente a necessidade de revisão dessa causa. Dessa forma, é fundamental que medidas governamentais sejam tomadas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para tentativa de reduzir a violência nas escolas no Brasil, é necessário ações concretas e eficazes. Para isso, torna-se de vital seriedade que o governo elabore um plano legislativo rígido no qual proponha a criação de uma autarquia específica para fiscalizar a violência nas escolas, com poder de aplicar sanções em caso de descumprimento da lei. Além de propor a elaboração de uma campanha publicitária transmitindo a principal idealização do combate a violência no espaço escolar. Desse modo, obtém-se um possível resultado para a mitigação da problemática. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200