Embora a Constituição federal de 1998 assegure o direito à segurança para todos os cidadãos, nota-se que essa garantia não ocorre adequadamente, pois caminhos ainda precisam ser traçados para combater a violência escolar no Brasil. Essa violência manifesta-se em agressões físicas e psicológicas, que podem levar o indivíduo a desenvolver sérios problemas de saúde, como ferimentos profundos e depressão. Isso ocorre devido a ausência de órgãos públicos responsáveis pela fiscalização de violência nas escolas e falta de campanhas publicitárias para garantir a visibilidade do entrave. Logo, atitudes precisam ser tomadas para reverter esse quadro. (Formulou a tese)
Sob esse viés, enfatiza-se em primeiro plano, que a ausência de órgão públicos fiscalizadores de violência nas escolas atua como a primeira causa do problema. Diante dessa perspectiva, a aclamada obra audiovisual "A hora do desespero", retrata a importância dos órgão públicos que fiscalizam as escolas, responsáveis por evitar incidentes violentos capazes de retirar a vida de alguém. A longa-metragem condiz notoriamente com a realidade vivenciada no Estado brasileiro, pois em deriva da falta de fiscalização nas escolas, o aumento de violência vem crescendo cada vez mais, tornando o espaço escolar um local que fere a Carta Magna, responsável por garantir o direito à segurança para todos. Desse modo, torna-se notório que a ausência de órgãos fiscalizadores de violência nas escolas é um problema que deve ser intermediado.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa conuntura é agravada pela falta de campanhas publicitárias, no qual não reafirmam a importância do combate a esse revés. Nesse contexto, a obra literária "A cauda longa" destaca a alta credibilidade das campanhas publicitárias para a propagação de uma ideia, além de enfatizar a abundante visibilidade que o tema terá a partir da realização de tal ato. Assim, pode-se gerar uma repercussão midiática positiva expressando a importância do combate a violência nas escolas, aumentando expressivamente a necessidade de revisão dessa causa. Dessa forma, é fundamental que medidas governamentais sejam tomadas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para tentativa de reduzir a violência nas escolas no Brasil, é necessário ações concretas e eficazes. Para isso, torna-se de vital seriedade que o governo elabore um plano legislativo rígido no qual proponha a criação de uma autarquia específica para fiscalizar a violência nas escolas, com poder de aplicar sanções em caso de descumprimento da lei. Além de propor a elaboração de uma campanha publicitária transmitindo a principal idealização do combate a violência no espaço escolar. Desse modo, obtém-se um possível resultado para a mitigação da problemática. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |