Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. Analogamente a obra, na realidade contemporânea é possível perceber a problemática da violência nas escolas, visto que não possuem as medidas preventivas que coíbam as ocorrências em virtude da lacuna educacional e inoperância estatal.
Precipuamente, é fulcral as escolas formularem um planejamento estratégico para a boa convivência no ambiente educacional. Zygmunt Bauman defende que “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”, ou seja, a violência não é uma ação que irá agregar no âmbito escolar para a mudança da sociedade (Vírgula) e sim as atitudes de reversão para o imbróglio. Sendo assim, gera um convívio com mais união e respeito por todos entre si. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é coerente apontar que a negligência governamental tem se mostrado um complexo dificultador para a amenização de violências nas escolas. Nesse contexto, Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável pelo bem-estar coletivo, entretanto, isso não ocorre nas instituições escolares do Brasil uma vez que não há regras promulgadas para um melhor sistema ensino e fiscalização de segurança. Desse modo, haverá falta de ética e vistorias no âmbito escolar. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o MEC deve incluir treinamento psicológico com foco nos discentes para a capacitação dos profissionais em pedagogia, a fim de reverter a inoperância governamental presente no problema. Paralelamente é preciso intervir na lacuna educacional. Dessa forma, os fatos não serão ignorados e poderão deixar de existir. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |