A violência nas escolas brasileiras tem-se se tornado um tema relevante na última década em virtude do aumento considerável desse fenômeno. Muitos são os fatores que desencadeiam essa realidade (Vírgula) culminando em consequências catastróficas, porém, pode-se afirmar que as desigualdades sociais e o ambiente familiar hostil se destacam. Diante do enunciado, torna-se urgente medidas capazes de intervir com seriedade nos relacionamentos da sociedade e padrões de comportamento.
Em primeira análise, a Constituição federal do Brasil (Vírgula) em seu artigo 7° (Vírgula) afirma que a igualdade entre os indivíduos deve ser tratada em sua totalidade. No entanto, as amarras da história de desigualdade do país, que se perpetua por centenas de anos fere esse princípio, pois o Estado em omissão as condições dos menos favorecidos negligência fatores como a miséria, pobreza extrema, desemprego e falta de moradia que consequentemente levam os indivíduos a evasão escolar, se tornando agressores e aprendendo nas ruas que os atos violentos os tornam mais poderosos e evidentes como cidadão. (Truncamento) De modo, (Sem vírgula) que fazem-se (Partícula atrativa) necessárias políticas públicas de qualidade que ajam de forma eficaz junto a sociedade, com acompanhamento próximo as relações entre as pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, conforme expresso por Nelson Mandela, ativista na luta pelos direitos sociais e discriminatórios, o ser não nasce odiando ele é ensinado e incitado a isso. Partindo desse pensamento, e na estrutura familiar que o ser ganha personalidade e se torna cidadão com princípios e moralidade, quando esse indivíduo é exposto a um ambiente hostil, violento e assustador, automaticamente como defesa ele torna-se um ser agressivo e refletindo na sociedade ao redor toda a sua fúria marcada nas condições em que vive. Então, se não for tratado o ambiente familiar e os padrões de comportamento nele, nos próximos anos a sociedade será formada por gladiadores. (Reestruuture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, urge a necessidade de práticas e ações que possam mitigar a violência das pessoas o que se reflete na sociedade juvenil causando efeitos muitas das vezes irreversíveis. Uma intervenção do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (Vírgula) em parceria com o Ministério da Saúde no desenvolvimento de políticas públicas voltadas a esse grupo de indivíduos que possuem características resultantes de uma vida miserável e ambiente hostil, por meio de visitas de profissionais habilitados da área de serviço social, psicologia e médica, poderiam identificar os possíveis problemas e tratá-los. Assim, por prevenir o mal antes de acontecer, e agir quando necessário será possível evitar atos violentos e uma sociedade de ódio. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |