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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 16/11/2023

Status:

Corrigida
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Para o sociólogo Auguste Comte, expoente da sociologia clássica, uma sociedade sempre evolui de forma contínua. Em outras palavras, o ser humano, como um ser pensante, sempre busca evolução na sociedade a qual está inserido. Analogamente, o aumento da violência nas escolas se mostra como um entrave que impede ascensão social. É coerente, portanto, destacar a negligência do Estado e a falta de compaixão populacional. (Formulou a tese)

Em primeiro plano, o poder político deve atuar de modo a buscar a felicidade coletiva. De fato, como proposto por Aristóteles, o homem é um ser político, e, como tal, deve visar a felicidade integral da nação ao ser eleito Chefe de Estado. É possível ver, no entanto, tal objetivo não ser buscado em sua totalidade, uma vez que o Brasil é, segundo dados divulgados pelo IBGE (Desenvolva a sigla), o 9º país mais desigual do mundo. Provando, assim, que o homem, de certo modo, não exerce seu ser político.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, falta, parcialmente, sentimento de ternura populacional, uma vez que, por um sentimento de cólera momentâneo, estes partem para a violência no meio educacional. Certamente, este cenário ainda perdura na atualidade, como é possível ver nos telejornais e em qualquer outro meio de comunicação, inferindo-se, portanto, que há a urgente necessidade de auxílio psicológico nas escolas. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, faz-se necessário intervenção política na grade curricular do ensino básico. Cabe ao MEC, sobretudo, impor na BNCC aulas voltadas ao estudo psicológico dos alunos, de modo que estes sejam orientados a resolver situações de conflito sem o uso da violência, corroborando para seu crescimento pessoal e intelectual. Após tal, haverá sentido completo no pensamento de Aristóteles, visto que o chefe de Estado buscará a felicidade geral da nação.​​​​​​​ (Proposta incompelta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200