A crescente onda de violência nas escolas do Brasil. - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 16/11/2023

Status:

Corrigida
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O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informou que houve um aumento de 50% de denúncias envolvendo casos de violência nas escolas, entre os anos 2022 e 2023. Neste ínterim, foram registradas mais de 9 mil ocorrências neste ano, segundo o Disque 100. Paralelamente a isso, vale mencionar que a falta de investimento na educação é um agravante da violência no recinto escolar, ademais, a ausência de valores éticos e morais se englobam como algumas das causas.

Em primeiro lugar, a falta de investimento estatal no âmbito educacional é um pecado social grave. Neste viés, favorece o aumento da violência entre estudantes infanto-juvenis das escolas brasileiras que, por sua vez, acabam por serem vítimas pela deficiência de infraestrutura de segurança pública, pela precariedade no ensino e no seu ineficaz papel formador de cidadãos. Contudo, pela luz da Constituição federal de 1988 (Vírgula) no seu artigo 227 estabelece prioritariamente às crianças e aos adolescentes, (Sem vírgula) o direito à segurança e à vida, por meio do Estado, família e sociedade, porém, esse conjunto de direitos se torna deficitário.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, os valores morais e éticos estão se extinguindo do cerne escolar, isto é, a violência entre os estudantes são amiúde, oriundo de princípios morais e éticos abolidos da cultura escolar. Logo, tanto alunos e mestres são reféns de ataques violentos que germinam de injúrias, racismo, bullying e cyberbullying, visto como "gatilhos" para a promoção da violência nas escolas. Inclusive Mario Sérgio Cortella, (Sem vírgula) enfatizou que a escola não cria a violência sozinha, apenas a reproduz dentro dela.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, cabe ao poder estatal investir na educação por meio de políticas públicas mais amplas. Deste modo, contratando psicólogos e assistentes sociais para empreenderem uma ação mais humana e acolhedora no cotidiano dos jovens estudantes no recinto escolar. Vale buscar o envolvimento dos pais, professores, agentes escolares, de segurança e alunos, de modo que efetivem uma rede de diálogo, desmistificando essa crescente onda de violência nas escolas, com uso de uma abordagem psicossocial no âmbito educacional. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a usa escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200