É notório a violência nas escolas do Brasil. Diante disso, destaca-se um grande problema com os alunos e a falta de argumentos. Dados apontam que 36% dos alunos têm sofrido bullyng no ambiente escolar, e muitas vezes têm medo de comentar o ocorrido para alguém, evitando agravar a situação em que está vivenciando. (Melhore a contextualização do tema)
Certamente, a violência nas escolas está aumentando e também no dia a dia, não só nas escolas, mas também na própria moradia, ruas, em ambiente de trabalho. Segundo Augusto Cury: "a violência não é força, mais fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora." (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, pesquisas apontam que em 2023 aconteceu 23 ataques em 22 anos nas escolas. Completando, Leonardo Sant' Anna ( especialista em segurança pública) argumentou que a tendência é que a onda de violência continuará aumentando e se espalhará por todo o país. Segundo ele, falta uma política clara de segurança pública. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, o que poderá ser feito para que haja uma diminuição da violência é são campanhas, palestras, ações educativas, vivências entre os alunos e outros. (Truncamento) Baseando-se que se colaborarem o mundo e os ambientes do cotidiano pode ser melhor se praticarmos mais a empatia, união, tendo consciência dos resultados em que pode ocorrer. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |