Jean-Paul Sartre, filósofo francês, afirma que a violência sempre é uma derrota, independentemente da forma que é manifestada. Sob essa ótica, a violência, em todas as suas variações - verbal, física ou digital -, representa um retrocesso, seja qual for o lugar onde é praticada. Entretanto, vem se destacando, especialmente, no ambiente escolar brasileiro, onde a ética e cidadania deveriam prevalecer para contribuir com a formação de cada indivíduo. Logo, o descumprimento do papel social das escolas e a falta de participação dos responsáveis na vida escolar dos estudantes são empecilhos para mitigar a problemática. (Formulou a tese)
Nesse sentido, é fundamental ressaltar que o descumprimento da função social das instituições escolares corrobora o aumento da violência nesses ambientes. Segundo Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, "educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade". Consoante a isso, grande parte das instituições escolares brasileiras - focadas, especialmente, na tradicional grade curricular - não dão a devida atenção ao aspecto comportamental, moral e psicológico dos estudantes na sociedade. Muitos dos agressores possuem transtornos mentais ou comportamentais desconhecidos pela escola, os quais poderiam ser descobertos e tratados caso houvesse atendimento psicológico, por exemplo, no ambiente escolar, evitando, assim, casos violentos. Logo, as escolas devem cumprir seu papel social por completo, não apenas na grade curricular, mas também no aspecto moral dos estudantes, em prol da diminuição da violência escolar. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é essencial que os responsáveis participem ativamente da vida escolar dos estudantes para que casos violentos sejam evitados. Diversos agressores, assim como também possuem transtornos comportamentais, são vítimas de bullying, desencadeando ataques e agressões no ambiente escolar, os quais poderiam ser evitados caso os responsáveis tivessem conhecimento da realidade e procurassem tratamento adequado. Nesse contexto, Claire Fagin, educadora norte-americana, afirma que o conhecimento dá a oportunidade de fazer a diferença. Sendo assim, é imprescindível que os responsáveis participem das reuniões escolares e mantenham conhecimento a respeito da convivência escolar entre os estudantes, bem como possíveis ameaças e casos de bullying, para, assim, poderem agir antecipadamente e evitarem atos violentos no ambiente escolar. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe às instituições escolares, aliadas aos responsáveis dos estudantes, promoverem consultas de atendimento psicológico no ambiente escolar, com profissionais especializados e capacitados, por meio do uso de verbas da escola. Tal ação terá como finalidade identificar sujeitos que apresentem sinais de transtornos mentais, psicológicos ou comportamentais. Logo, será possível mitigar a violência no contexto escolar brasileiro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |