Há algum tempo atrás, as manchetes sobre a violência no ambiente escolar pareciam distantes da realidade brasileira. Era comum ler sobre esses acontencimentos em outros países, como Estados Unidos ou França. Mas (Ideia de truncamento) recentemente, os casos no Brasil cresceram de maneira assombrosa e, por conta disso, faz-se necessário uma maior movimentação, do ponto de vista social e governamental, sobre como é possível enfrentar de maneira rápida e eficiente esse aumento. (Melhore a contextualização do tema)
Muitos desses ataques violentos possuem relação direta com o bullying ou com grupos de ódio virtuais. É verdade que contra o primeiro já existe um longo trabalho, mas que muitas vezes não se mostra eficaz. Muito além de palestras e trabalhos sobre o tema, as crianças e os jovens precisam aprender a vivenciar e superar os desafios do cotidiano, e é nesse ponto que a educação positiva e emocional podem fazer a diferença, pois é a partir da primeira infância que molda-se (Partícula atrativa) o cidadão do futuro. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A educação positiva tem como pilares o acolhimento à infância, a validação de sentimentos, a condução de ações de forma respeitosa. Nela também, a infância é vista como de fato é: curiosa, imatura, em constante evolução e uma vida valiosa como a de um adulto. E assim, com os pilares citados, é possível criar crianças que aprendem sobre o respeito, responsabilidades e ética. Como um complemento, a educação emocional ensina sobre como lidar com os sentimentos inerentes à qualquer ser humano, seja ele frustação, alegria, tristeza, raiva, entre outros. É com o ensinamento do controle emocional aliado à a um ambiente onde a criança se sinta segura, que é possível proporcionar uma infância e adolescências mais saudáveis. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar dos grandes avanços sobre a importância da saúde mental, esse assunto ainda é difundido de maneira rasa no ambiente escolar. O trabalho psico-pedagógico nas escolas precisa obter mais espaço na grade curricular, para que ocorra um melhor engajamento e assim mais sucesso ao objetivo de formar pessoas éticas e empáticas. Esse ponto é fundamental, principalmente, (Sem vírgula) na adolescência, pois além de ser uma fase com muitas mudanças pessoais, hormonais e de visão de mundo, é a fase onde ocorre a maior parte dos casos de violência estudantil.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, não há espaços para demora nas decisões que as escolas e o Estado precisam realizar. A implementação da educação voltada para a saúde mental precisa ocorrer de forma mais rápida e acertiva possível. É desta forma que, além de combater o aumento da violência dentro da escola, também contribuirá para o mundo fora dela. O equilíbrio da vida começa na infância. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |