Em 1999, um massacre ocorreu nos Estados Unidos, na escola de Columbine,no Colorado, o ataque foi realizado por dois alunos da escola e deixou 15 mortos e 21 feridos.De maneira análoga, no início de 2023 (Vírgula) o número de casos de ataques e violência nas escolas brasileiras (Vírgula) como esse de Columbine, aumentou consideravelmente, principalmente nas escolas da região sudeste do Brasil. Nesse sentido, a violência nas escolas se deve em decorrência da banalização da violência e da liberdade dos agressores para planejarem os ataques, como por exmplo a falta de punição contribuem para o aumento desse cenário nefasto.
Primeiramente, a violência nas escolas sempre existiu, porém antigamente as crianças e adolescentes encaravam como brincadeira de "mau gosto".Dessa forma com o passar, essas brincadeiras foram se modificando em bullying,discurso de ódio e consequentemente o aumento da violência escolar.Desse modo, por se tornar comum esse tipo de prática nas escolas, essa problemática acabou se tornando negligenciada pelas autoridades. (Apresente as discussões com clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania,em 2023 o número de denúncias de casos envolvendo violência nas escolas teve aumento de cerca de 50 por cento.Com isso,podemos perceber que esse aumento é devido à liberdade dos agressores para cometerem esse tipo de violência, principalmente o acesso à internet sem acompanhamento dos responsáveis, o consumo de conteúdos que disseminam ideias violentas e discurso de ódio,como os "deep Web"contribuem para o agravamento da violência escolar. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal, através dos órgãos de Segurança Pública Estatais (Vírgula) devem assegurar a segurança dos alunos, professores e funcionários a fim de que não sejam cometidos ataques como o que o ocorreu nos Estados Unidos, em Columbine e que vem acontecendo no Brasil .Segundo o art.144 da Constituição federal de 1988, a segurança pública é um direito de todos e dever do Estado.Desse modo, é necessário garantir a segurança de todos nas escolas por meio da implementação de programas com métodos de ações, através de rodas de conversas e palestras realizadas por profissionais da área da psicologia, a fim de prevenir conflitos e melhorar o ambiente escolar.Além disso,cabe á polícia civil, através da inteligência investigar possíveis ataques e punir severamente os agressores.Assim ter-se- á um ambinte escolar seguro e sem violência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |