Uma mazela que perpetua por décadas em nosso país (Vírgula) a violência nas escolas (Vírgula) tem deixado todos perplexos nos últimos tempos. A educação está entre os direitos socias da CF/88, mas as escolas são frequentadas por uma diversidade de crianças e adolescentes, os quais muitos são mal tratados pelos seus pais, assim acabam reproduzindo no colégio esse tratamento. A escola sempre foi um palco de educação e heterogeneidade tem se tornado um terror de violência. (Melhore a contextualização)
O último ataque que o ocorreu em uma escola na cidade de São Paulo, o adolescente afirmou que sofria bullying o que motivou o ataque aos colegas. A lei anti bullying, de 2015, precisa ser mais trabalhada dentro das escolas, todo corpo docente necessita estar atento para evitar qualquer humilhação entre os jovens (Melhore a apresentação da discussão). A opressão aos professores também causa instabilidade no ensino, os quais não podem nem chamar atenção dos alunos por conta da falta de respeito dentro da sala de aula.
(Melhore a estratégia coesiva) O governo recentemente publicou que irá aumentar o quadro de psicólogos dentro das escolas, para tentar atender as inseguranças e opressões dos alunos e dos próprio professores, essa medida irá fortalecer a escola, assim os alunos poderão conseguir lidar com suas emoções que são tão intensas da adolescência. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Logo, o Estado, as famílias e as escolas precisam se unir para combater a violência, (Justaposição) o governo junto a polícia militar precisam reforçar a segurança nas escolas. E também o apoio psicológico aos alunos e corpo docente (Vírgula) trazendo saúde mental para que todos possam viver em harmonia na sociedade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |