A Constituição federal brasileira assegura à a todos o direito à educação, segurança e bem-estar social. No entanto, o aumento dos casos de violência nas escolas do Brasil impede que a comunidade escolar experimente esse direito na prática.Devido a isso, o problema ocorre devido à saúde mental abalada dos estudantes e à insegurança na infraestrutura dos estabelecimentos de ensino. Logo, encontra-se um grave quadro social que precisa ser resolvido. (Formulou a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Sendo assim, a saúde mental dos alunos corrobora para o aumento de atos violentos. Além disso, os fatores que corroboram (Use sinônimos) nessa conduta são os casos de bullying na escola e agressões em casa. Segundo o budista Dalai Lama, a violência não é um sinal de força e sim de fraqueza. Nesse sentido, o aluno busca uma forma de vingança e/ou reproduz o que já está presente no seu cotidiano, podendo levar a casos de crimes hediondos, como homicídio.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a insegurança na infraestrutura das escolas brasileiras também é um empecilho. Por conseguinte, o investimento insuficiente do Estado na segurança dos profissionais da educação e dos alunos atenua os casos de violência e o clima de medo nesse espaço. De acordo com o filósofo Immanuel Kant (Vírgula) "o homem é aquilo que a educação faz dele". Portanto, é importante que o direito à educação seja assegurado.
(Boa estratégia coesiva) Urge, assim, que instituições públicas cooperem para a resolução do impasse. Dessa forma, o governo federal deve destinar recursos para assegurar a segurança nas escolas. Outrossim, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde devem desenvolver campanhas com atendimento psicólogo e palestras para a comunidade escolar visando combater e prevenir a violência nessa instituição. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |