Na contemporaneidade, o fato do crescimento notório da violência nas escolas vem sendo muito debatido como um dos principais problemas da sociedade, primordialmente no Brasil. Um ambiente habitado por diversos tipos de discentes e instrutores educacionais deveria garantir a devida circulação da educação e da segurança no ambiente de vivência acadêmica para o acesso e para a permanência na instituição, conforme assegurado na Constituição de 1988. Entretanto, as instituições didáticas estão expostas a diversos tipos de agressividades e as constantes ameaças de atentados devido à escassez da sapiência na sociedade e da participação familiar. Com efeito, para solucionar o impasse, há de se combater a omissão instrutiva e fortalecer a dignidade humana. (Formulou a tese)
É imperioso destacar, em primeiro plano, que as lacunas instrutivas são o principal motivo do óbice. (Truncamento) Pois não há uma educação de qualidade para preparar o jovem à reflexão crítica acerca das consequências ao exercer um comportamento hostil e ao espalhar medo na vida dos alunos, haja vista que o sistema educacional brasileiro é bastante tradicional, focando apenas no cumprimento dos conteúdos. Por isso, a problemática corrobora a construção de uma agregação de pessoas baseada na violência e continuará a se estender enquanto o ensino não for considerado relevante.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar que os conflitos presenciados nas instituições de ensino na hodiernidade são sustentados pelo ambiente em que convivem. Nesse sentido, de acordo com uma publicação do advogado Cicero Roberto, do site Jusbrasil (empresa de informação jurídica e pública), a impetuosidade que ocorre nas escolas é um reflexo da violência doméstica e familiar experimentada por muitos jovens, que foram ou ainda são acadêmicos (Explore mais essa discussão). Sob esse viés, os indivíduos expostos à violência em casa têm altas chances de exibir comportamentos agressivos. Logo, a brutalidade nas escolas persiste e, por isso, deve ser intermediada.
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para solucionar o impasse citado. Para isso, cabe ao Estado e ao Ministério da Educação investirem no aprimoramento da aplicação da prática contínua do conhecimento, tanto para as famílias quanto para os alunos, estimulando na disseminação de informações confiáveis para promover uma relevância elevada sobre o problema, por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Isso, com a finalidade de conscientizar os cidadãos sobre o que é preciso. Assim, o quesito será intermediado no século XXI. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |