A segurança é um direto garantido por lei para todos os brasileiros. Conforme a Constituição da República de 1988, todos os cidadães cidadãos são detentores do direito de transitar de forma segura, inclusive dentro das escolas. No entanto, esse direto vem se restringindo ano após ano, sobre tudo dentro do ambiente escolar que se torna cada dia mais inseguro em rasão do aumento da violência percebida por professores, pais e alunos. Logo, é relevante discutir sobre o que causa a violência que amedronta a todos nas repartições de ensino, sobre tudo a falta de segurança especializada dentro das escolas e a capacitação dos educadores para serem capazes de identificar previamente indícios de violência dentro da sala de aula.
Inicialmente, a falta de segurança especializada dentro das repartições das escolas contribui para que a violência se perpetue, conforme demostrado na pesquisa realizada pelo Instituto de Segurança Pública do estado do Pernambuco, menos de 50% das escolas estaduais possuem segurança especializada, dispondo apenas de serviços de portaria feito por um porteiro. Ainda de acordo com o mesmo instituto, as escolas que tinham segurança especializada, o número de atos violentos, dentro de suas dependências, foram reduzidos em 80% em relação as que não tinha esse serviço. Assim, é imprescindível que o ministérios da educação e o ministério da segurança pública do Brasil ofereçam para todas as escolas públicas segurança especializadas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso que todos os educadores estejam capacitados para identificar possíveis origens de conflitos dentro das salas de aula. Segundo dados do Jornal Folha de Pernambuco, 75% de atos violentos dentro das escolas são cometidos por alunos matriculados na própria instituição, é possível observar ainda, de acordo com o Jornal, os motivos que levam aos alunos cometerem tal violência são conflitos que têm origem dentro do ambiente escolar, por exemplo: " bullying", homofobia e posicionamento político. Sendo assim, capacitar os docentes para identificarem previamente, através da observância, do diálogo com alunos e familiares é fundamental para evitar o aumento da violência que tanto contribui para tornar às escolas inseguras.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário ter à disposição nas escolas brasileiras segurança especializada pronta para agir preventivamente (Vírgula) evitando situações que contribuam para o crescimento da violência. E ainda, é necessário que todos os professores, (Sem vírgula) estejam capacitados para identificar, dentro das salas de aula, os focos e conflitos entre alunos que possam evoluir e contribuir ainda mais para a insegurança dentro do ambiente educacional. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |