Violência é o ato de machucar pessoas fisicamente, moralmente ou nos piores casos causar a morte. Com esse conceito, a violência nas escolas brasileiras tem aumentado de forma preocupante. Nesse sentido, observa-se a necessidade de debater sobre os principais alicerces da problemática, a saber, o bullying como causador dessas violências e a falta de inclusão social desses estudantes. (Formulou a tese)
Primeiramente, o bullying sempre esteve muito presente nas escolas e com ele surgem eventos violentos, não somente das vítimas, mas também dos praticantes de bullying. Nesse sentido, alunos considerados diferentes pelos demais colegas acabam sendo vítimas e resultando em tragédias. Acerca disso, é oportuno rememorar o pensamento do educador brasileiro Paulo Freire, segundo o qual, "a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades".
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, a falta de inclusão social de alunos também é causadora desses eventos. Ademais, os estudantes que sofrem bullying também são excluídos do meio social, assim, a falta de educação referente ao exposto e a falta de conscientização são problemas alarmantes. Com isso, observa-se que o pensamento do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", é importante para começar a mudar essa situação. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, urge que prefeituras responsáveis pelas escolas de seus munícipios façam uma conscientização sobre os perigos do bullying por meio de palestras e divulgações, a fim de diminuir os casos de eventos violentos nas escolas, (Ponto final) Além disso, as escolas (Vírgula) mediante eventos escolares, devem criar oportunidades de inclusão social. Assim, a conjuntura brasileira estará afastada da problemática citada. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |