A Constituição federal de 1988 trata dos direitos à vida e à dignidade da pessoa humana. No entanto, percebe-se que há divergência no cenário atual brasileiro, pois o crescimento da violência escolar infringe esses direitos, já que existe além de agressões físicas e verbais casos que chegaram ao extremo (Vírgula) como mortes na escola. Nesse contexto, há dois principais fatores motivadores dessa drástica situação: a falta de participação mais efetiva da família e de professores na vida do aluno e a insegurança na escola. (Formulou a tese)
Segundo Émile Durkheim, sociólogo, o ser humano é fruto do meio social em que convive e a família tem bastante influência no seu desenvolvimento. Entretanto, no Brasil observa-se a carência de participação da família e professores no processo de capacitação do aluno para o convívio social, o que gera práticas violentas como bullying, racismo, agressões e até assassinatos dentro da escola. Essa falta de participação é nítida porque em alguns casos de mortes nas escolas o aluno usou a arma do próprio pai para cometer crimes sendo que ele já vinha sofrendo violência antes na escola (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo é necessário perceber comportamentos e influenciá-los para poder combater a violência e isso é papel tanto da família quanto dos professores porque fazem parte do meio social do aluno.
(Melhore a estratégia coesiva) A segurança (Vírgula) de acordo com a Constituição federal (Vírgula) é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Todavia, o Estado -principal garantidor da segurança- não cumpre sua obrigação de fornecê-la na escola, já que há ausência de profissionais de segurança pública nesse local. Essa insegurança é vista pela facilidade de entrada de pessoas sem os devidos métodos a serem adotados para que garanta a proteção contra a violência na escola. A exemplo disso, vemos os vários o aumentos de casos relatados na mídia de ataques drásticos com mortes nas salas de aula.
(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que locais de educação e aprendizado tornaram ambientes perigosos e violentos. Dessa forma, é essencial que o governo federal adote medidas excepcionais por meio de parcerias com estados e municípios, colocando agentes de segurança devidamente treinados na escola e também é necessário que a família em parceria com professores influenciem os alunos para a paz e o respeito para com os outros (Vírgula) a fim de erradicar a violência nas escolas. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |