A Constituição federal de 1988, normas jurídica mais prestigiada no Brasil, prevê, (Sem vírgula) um rol de garantias fundamentais, entre elas, o direito à educação e à segurança , (Sem vírgula) como inerente a todos os cidadãos brasileiros. Todavia (Vírgula) no que tange ao aumento da violência nas escolas do Brasil, esse direito não é de fato garantido. Desse modo, fatores como a inoperância estatal e o silencia silêncio da sociedade, (Sem vírgula) favorecem a existência desse entrave. (Formulou a tese)
A princípio, é crucial salientar que a omissão estatal, (Sem vírgula) é o principal empecilho do combate à ao aumento da violência nas escolas do Brasil. Sob essa ótica, John Locke, célebre filósofo, afirma que é responsabilidade do Estado manter o bem-estar coletivo. No entanto, a máquina administrativa rompe com a teoria de Locke, pois é ineficaz na elaboração de políticas políticas públicas eficientes, em prol do combate ao aumento da violência nos ambientes escolares, uma vez que investimentos nessa área não são realizados e pouco efeito para impedir-lo (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim sem o apoio necessário do governo, o combate ao aumento da violência nos ambientes escolares do Brasil, (Sem vírgula) tem a intervenção dificultada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o silenciamento da sociedade é outra preocupação em relação ao aumento da violência nas escolas do Brasil. Nesse tocante o escritor irlandês Oscar Wilde, (Sem víirgula) defende que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Contudo, não seja porque não são culturalizadas nas escolas ou orientadas nos veículos midiáticos, as pessoas tornam-se indiferentes aumento da violência nas escolas do Brasil, visto isso, não demonstram sua insatisfação para mudar esse cenário, acomodando-se na esperança de que o governo promova a mudança desejada (Abordagem limitada), a qual não ocorre, limitando a o avanço nessa questão. Por isso é inadmissível que esse cenário caótico continue a pendurar. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado aumentar o número de seguranças nas escolas. Essa ação irá ocorrer por intermédio de verbas federais juntamente com o Ministério da Educação, órgão responsável por elaborar políticas públicas voltadas ao sistema educacional brasileiro (Vírgula) com objetivo de diminuir esse quadro nefasto de violência no âmbito escolar brasileiro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |