"Ensaio sobre cegueira", (Sem vírgula) retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no aumento da violência nas escolas, que é um grande desafio no Brasil. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da falta de segurança pública e a falta de estrutura física das escolas.(Formulou a tese)
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a ausência de amparo público é um fator do problema. Dalai lama disse violência não é sinal de força, a violência é sinal de desespero e fraqueza. De fato, os crescentes números do aumento da violência nas escolas do Brasil, (Sem vírgula) nos mostra o desespero da população, visto que atinge toda uma sociedade. Assim, precisando urgentemente de uma solução.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a carência de estruturação da constituição da unidade escolar é a falta de estrutura física das escolas. (Truncamento) Vendo que, (Sem vírgula) as escolas não são aptas a diminuírem o aumento da violência nas escolas do Brasil, uma vez que as instituições de ensino não conseguem assegurar seus alunos. Dessa forma é preciso, melhor infraestrutura nos colégios.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o governo federal (Vírgula) juntamente com os estados e municípios, devem criar um projeto sobre o aumento da violência nas escolas por meio de ações e mudanças, a fim de aumentar a segurança e suprir essa ausência de amparo público. Tal ação pode, ainda, conter ideias dos próprios estudantes. Paralelamente, é preciso intervir sobre a carência de estruturação da constituição da unidade escolar. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |