A Organização das Nações Unidas, ao se posicionar sobre o aumento da violência nas escolas, deixou claro que o direito à educação e segurança é garantia fundamental a ser estendida à sua sociedade. No entanto, na geração contemporânea há entraves que dificultam a aplicação da lei, haja vista que, (Sem vírgula) fatores como a trivialização da violência e a autonomia dos criminosos para arquitetar os ataques contribuem para que acometimentos pavorosos como o ocorrido numa escola estadual de Suzano-SP, em 2019, continuem a acontecer.
De acordo com a filósofa Hannah Arendt, a maldade e a agressividade são banalizadas quando as pessoas são constantemente expostas a atitudes cruéis ou quando se acostumam a discursos violentos. Diante desse cenário, pode-se assumir que, (Sem vírgula) a coragem que impulsiona jovens a matar friamente colegas de escola, professores e funcionários advém da banalização da violência. Os causadores de ataques vivem em ambientes que comumente naturalizam atos de crueldade. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, fóruns e páginas fechados na internet dão margem e abrem espaço para essa crescente onda de violência. (Truncamento) Posto que a "deep web" acomoda grupos de discussão que encorajam e reverenciam massacres ocorridos no passado e em que jovens exibem abertamente seus planos e anseios em realizar atos análogos em suas escolas.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, o fim da crescente onda de violência nas escolas brasileiras depende da criação de ambientes que promovam a paz e do incentivo á investigações dos espaços virtuais. É dever das próprias escolas criarem um espaço que estimule o companheirismo e a fraternidade, enquanto o Estado junto a Polícia Federal deve investigar com empenho as páginas da "deep web" onde jovens com predisposição à violência se escondem. Desse modo, incidentes como o ocorrido na escola de Suzano e em diversas outras escolas do país, não mais se repetirão. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |