Violência na escola, um mal à ser erradicado - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 04/11/2023

Status:

Corrigida
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A Organização das Nações Unidas, ao se posicionar sobre o aumento da violência nas escolas, deixou claro que o direito à educação e segurança é garantia fundamental a ser estendida à sua sociedade. No entanto, na geração contemporânea há entraves que dificultam a aplicação da lei, haja vista que, (Sem vírgula) fatores como a trivialização da violência e a autonomia dos criminosos para arquitetar os ataques contribuem para que acometimentos pavorosos como o ocorrido numa escola estadual de Suzano-SP, em 2019, continuem a acontecer.

De acordo com a filósofa Hannah Arendt, a maldade e a agressividade são banalizadas quando as pessoas são constantemente expostas a atitudes cruéis ou quando se acostumam a discursos violentos. Diante desse cenário, pode-se assumir que, (Sem vírgula) a coragem que impulsiona jovens a matar friamente colegas de escola, professores e funcionários advém da banalização da violência. Os causadores de ataques vivem em ambientes que comumente naturalizam atos de crueldade. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, fóruns e páginas fechados na internet dão margem e abrem espaço para essa crescente onda de violência. (Truncamento) Posto que a "deep web" acomoda grupos de discussão que encorajam e reverenciam massacres ocorridos no passado e em que jovens exibem abertamente seus planos e anseios em realizar atos análogos em suas escolas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, o fim da crescente onda de violência nas escolas brasileiras depende da criação de ambientes que promovam a paz e do incentivo á investigações dos espaços virtuais. É dever das próprias escolas criarem um espaço que estimule o companheirismo e a fraternidade, enquanto o Estado junto a Polícia Federal deve investigar com empenho as páginas da "deep web" onde jovens com predisposição à violência se escondem. Desse modo, incidentes como o ocorrido na escola de Suzano e em diversas outras escolas do país, não mais se repetirão. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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