Estudantes no seu período de descanso, (Melhore a coesão) durante o intervalo se surpreendem com sons de tiros dentro da escola, o pesadelo começa, o pânico se instaura por todo o recinto. Está cena aterrorizadora ocorreu no caso de Colombine, nos Estados Unidos, porém, não está distante da realidade do Brasil. Jovens brasileiros vivenciam, diariamente, com a violência e precariedade de segurança, consequentemente aumentando a violência escolar. (Melhore a apresentação da discussão)
Em primeiro plano, vale lembrar, (Sem vírgula) as decorrentes cenas de violência que estão expostas para crianças e adolescentes, sendo elas midiáticas ou reais, como o bullying, jogos e filmes agressivos, entre outros. Segundo Russeau o homem é produto do meio, sendo o estudante resultado do meio violento. (Truncamento) Ficando evidência no caso de Suzano no Brasil, onde ocorreu o massacre feito por alunos que estavam presentes em meios violentos.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é importante destacar, (Sem vírgula) a precariedade da proteção escolar. (Truncamento) Onde em algumas escolas não são identificados corretamente os indivíduos que entram. Exemplificado no caso criminal brasileiro Fera da Penha, no qual mulher busca uma criança como sendo supostamente sua tia e logo comete um crime horrendo. (Reelabore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se , portanto, que a grande demanda de violência e o descaso na proteção escolar eleva as porcentagens de violência na mesma. Conclui-se que para diminuir o nível de agressões institutos de ensino, é necessário que o ministro da educação em conjunto com o da segurança torne obrigatório identificação, seguranças presente e implementar métodos de proteção mais eficazes como seguranças armados com arma de choque, entrada com identificação completa e autorizada pelos pais e escola, de modo a proteger os alunos de ataques, externos ou internos, no Brasil.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |