A crescente incidência de violência nas escolas brasileiras é um desafio preocupante que impacta não apenas o ambiente educacional, mas também a sociedade como um todo. O aumento dos casos de agressões, bullying, discriminação e até mesmo atos de violência mais extremos nas instituições de ensino revela a urgência de abordar essa questão de forma efetiva. (Reestruture e formule a tese)
O bullying, seja ele físico ou verbal, tem sido uma das formas mais comuns de violência nas escolas. Este comportamento, muitas vezes subestimado, gera traumas psicológicos e emocionais nas vítimas, afetando seu desempenho acadêmico e bem-estar emocional.
(Melhore a esttratégia coesiva) Fatores externos, como a violência presente em comunidades e ambientes familiares conturbados, frequentemente se refletem no ambiente escolar. As crianças e os jovens são expostos a situações de violência em suas vidas cotidianas, o que pode se manifestar no contexto escolar.
(Melhore a esttratégia coesiva) O aumento do uso de drogas e até mesmo a presença de armas em ambientes escolares elevam o risco de confrontos e situações perigosas, colocando em perigo não apenas os alunos, mas também os professores e funcionários das escolas. (Parágrafo frasal)
(Melhore a esttratégia coesiva) Para enfrentar o aumento da violência nas escolas do Brasil, é fundamental a implementação de medidas abrangentes e multidisciplinares. Isso inclui a promoção de campanhas educativas de conscientização sobre o respeito, a tolerância e a resolução pacífica de conflitos. Além disso, investir na capacitação de professores e equipes escolares para identificar e lidar com situações de violência é crucial. Programas de intervenção psicossocial e parcerias com instituições especializadas também são necessários para oferecer suporte às vítimas e agressores. A violência nas escolas é um reflexo de questões sociais mais amplas, e seu combate exige um esforço conjunto da sociedade, governos, instituições de ensino e famílias. A garantia de um ambiente seguro e acolhedor nas escolas é essencial para o desenvolvimento saudável e educacional dos estudantes, assim como para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. É imperativo enfrentar essa realidade, não apenas para a melhoria da educação, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |