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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 04/11/2023

Status:

Corrigida
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A crescente incidência de violência nas escolas brasileiras é um desafio preocupante que impacta não apenas o ambiente educacional, mas também a sociedade como um todo. O aumento dos casos de agressões, bullying, discriminação e até mesmo atos de violência mais extremos nas instituições de ensino revela a urgência de abordar essa questão de forma efetiva. (Reestruture e formule a tese)

O bullying, seja ele físico ou verbal, tem sido uma das formas mais comuns de violência nas escolas. Este comportamento, muitas vezes subestimado, gera traumas psicológicos e emocionais nas vítimas, afetando seu desempenho acadêmico e bem-estar emocional.

(Melhore a esttratégia coesiva) Fatores externos, como a violência presente em comunidades e ambientes familiares conturbados, frequentemente se refletem no ambiente escolar. As crianças e os jovens são expostos a situações de violência em suas vidas cotidianas, o que pode se manifestar no contexto escolar.

(Melhore a esttratégia coesiva) O aumento do uso de drogas e até mesmo a presença de armas em ambientes escolares elevam o risco de confrontos e situações perigosas, colocando em perigo não apenas os alunos, mas também os professores e funcionários das escolas. (Parágrafo frasal)

(Melhore a esttratégia coesiva) Para enfrentar o aumento da violência nas escolas do Brasil, é fundamental a implementação de medidas abrangentes e multidisciplinares. Isso inclui a promoção de campanhas educativas de conscientização sobre o respeito, a tolerância e a resolução pacífica de conflitos. Além disso, investir na capacitação de professores e equipes escolares para identificar e lidar com situações de violência é crucial. Programas de intervenção psicossocial e parcerias com instituições especializadas também são necessários para oferecer suporte às vítimas e agressores. A violência nas escolas é um reflexo de questões sociais mais amplas, e seu combate exige um esforço conjunto da sociedade, governos, instituições de ensino e famílias. A garantia de um ambiente seguro e acolhedor nas escolas é essencial para o desenvolvimento saudável e educacional dos estudantes, assim como para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. É imperativo enfrentar essa realidade, não apenas para a melhoria da educação, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 200 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 1000 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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