A violência, (Sem vírgula) foi, e é (Vírgula) sem dúvidas (Vírgula) um dos piores e inevitáveis males que acometem a humanidade. E mesmo nos tempos modernos, ela não tem diminuído, principalmente no âmbito escolar. No Brasil, tem-se visto um aumento das taxas de violência nas escolas e isto preocupa. Uma das razões que tem se destacado é o bullying, para ocasionar maiores índices de violência em escolas brasileiras. (Melhore a apresentação da discussão)
Primeiramente, deve-se analisar o que é bullying e seus efeitos sobre a vítima. Trata-se de uma opressão feita por uma pessoa em outra, podendo ser tanto física, quanto psicológica. As razões do agressor podem vir tanto de má índole em casa, quanto de problemas psicológicos por fatores diversos. Tais problemas ficam ainda piores nas vítimas, que podem adquirir traumas irreversíveis dependendo do dano que lhes foi feito. Sendo assim, é algo de extrema delicadeza, e que deve receber muita atenção. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, pessoas que foram vítimas de bullying no passado, por terem sofrido tanto com essa violência, buscam “vingança” contra a escola, que foi o palco do seu sofrimento, mesmo que, (Sem virgula) a maioria dos alunos seja inocente perante a esses atos. Atualmente vê-se muitos relatos de atentados deste tipo em noticiários, tanto que os pais de muitas crianças têm mais medo que o filho/a sofra violência na escola, do que nas ruas das cidades, seja por bullying ou por um atentado externo como citado anteriormente.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, a violência nas escolas brasileiras tem aumentado principalmente em detrimento do bullying, sendo assim é imprescindível a tomada de uma ação para que isso diminua rapidamente. Torna-se necessário a ação do governo, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tenha por objetivo a disseminação das informações sobre o peso e a dor que muitas crianças e adolescentes sofrem nas escolas. (Truncamento) Fazendo campanhas de denúncia e incentivando tanto estudantes quanto professores, (Sem vírgula) a combater a situação desde o princípio, ensinar a lidar com a situação com o conhecimento e educação adequadas. (Truncamento) Para que então, pelo menos no ambiente escolar, o medo e o receio não perdurem na cabeça das pessoas que são o futuro da nação. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |