Na música "Pumped Up Kicks", a banda Foster The People retrata um cruel cenário de um tiroteio escolar, conhecido como o "Massacre de Columbine", no qual dois alunos, portados de armas de fogo, tiraram a vida de vários membros. Da mesma forma, no contexto atual, casos de violência em instituições educacionais estão se tornando recorrentes no cotidiano tupiniquim, gerando preocupações. Diante dessa perspectiva, é válido analisar como o ambiente familiar e a omissão estatal representam desafios para a resolução deste problema. (Formulou a tese)
Primeiramente, deve-se ressaltar os impactos negativos advindos de um cenário doméstico conturbado, capazes de gerar comportamentos desviantes. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, uma convivência familiar marcada por pertubações gera sequelas, principalmente mentais, nas vidas dos jovens. Desse modo, no cenário brasileiro, conturbações - como castigos físicos e verbais - vividas no ambiente doméstico originam traumas em crianças e adolescentes, que passam a reproduzir tais atitudes contra colegas, agravando o problema.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a ineficiência estatal como um fator contribuinte para a invisibilidade do tema. Sob esse viés, a filósofa Djamila Ribeiro afirma que para solucionar uma realidade, é preciso tirá-la da invisibilidade. Entretanto, esta reflexão destoa da realidade brasileira, na qual é percebida a ausência de medidas eficientes - como o monitoramento psicológico de alunos - capazes de combater o comportamento violento de alguns estudantes. Como exemplo, é notório a quantidade de casos de bullying que passam despercebidos como "brincadeiras infantis", mas capazes de acarretar problemas severos na mentalidade juvenil. Por conseguinte, há um estímulo maior a eventualidades malévolas que podem, eventualmente, levar a agressões verbais, fisicas e até fatalidades.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário superar os desafios supracitados que impedem a mitigação da conduta desumana vista no ambiente escolar. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e Cultura, juntamente com as instituições escolares, forneçam um ambiente seguro para seus estudantes e funcionários. Isso será feito por meio da contratação de profissionais da saúde - especializados na saúde mental - que conduzirão sessões de terapia, tanto individuais quanto em grupo, a fim de reduzir comportamentos violentos de alunos, para promover um bem-estar coletivo. Assim, episódios sádicos, como o de Columbine, deixarão de ser uma preocupação nacional, garantindo, então, uma convivência escolar pacífica. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre--se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |