Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, isso não ocorre no Brasil, visto que a violência presente nas escolas brasileiras configura-se como uma barreira que impede a concretização dos planos de More. Tal problema é causada pela omissão estatal, mas também pela lacuna educacional. (Formulou a tese)
Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso salientar que a negligência governamental afeta a questão. Para Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir a segurança da população. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto às agressões no ambiente escolar, uma vez que as autoridades não têm tomado medidas mais punitivas para com os agressores, estes não veem motivos para cessar com suas práticas hostis e desumanas. Por conseguinte, crianças e adolescentes são vítimas de ataques físicos e psicológicos, uma realidade bem diferente da sociedade utópica de More. Assim, é necessário que o Estado cumpra com suas obrigações e saia de seu atual estado de inércia.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante salientar que a lacuna educacional é um complexo dificultador. Segundo Kant, o ser humano é fruto da educação que teve. Sob essa lógica, percebe-se que a carência de instrução sobre respeito, empatia e amor leva indivíduos a pensar somente em si, sem se importar com o outro (Melhore a apresentação dessa discussão). Como resultado dessa falta de ensino, algumas pessoas, motivadas pelo ódio e egoísmo, tendem a ter comportamentos maldosos como, por exemplo, praticar bullying com seus colegas. Dessa forma, é indispensável que haja um maior investimento na formação do caráter de indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção se faz necessária. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação, órgão federal responsável por educar a população, crie programas educativos acerca da importância do respeito e do altruísmo, por meio de "lives" com professores e psicólogos, a fim de diminuir a violência nas escolas brasileiras. Paralelamente, é preciso intervir sobre a omissão governamental. Desse modo, atenuar-se-á o problema e a coletividade alcançará a Utopia de Thomas More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |