O ambiente escolar é o primeiro convívio social de grande parte dos indivíduos. Daí vem sua responsabilidade em moldar o caráter de um jovem, em conjunto com a educação familiar. Dessa maneira, ao tornar a escola um ambiente nocivo ao aluno, perde-se um pilar fundamental de sua educação, culminando em graves transtornos físicos e psicológicos, que são estendidos àqueles que o cercam, até o ponto de uma resposta violenta, como nos crescentes casos de massacre escolares. (Formule a tese)
Das diferentes maneiras de ensino, a abordagem paciente e acolhedora é a mais adequada a uma escola e gera os mesmos resultados do rigor exagerado. Ao ver seu futuro condicionado ao resultado de uma atividade, o indivíduo termina por desenvolver uma relação de dependência com o professor. Muitos professores, porém, desconhecem ou ignoram tal posição, desapontando o aluno. Além disso, um relacionamento saudável com os demais alunos do centro educacional também é um aspecto fundamental na qualidade da educação. Ainda que dependa dos próprios alunos a manutenção do respeito entre si, diversos casos de desarmonia no ambiente educacional originam-se da negligência por parte da coordenação de ensino no acompanhamento da experiência do aluno (Melhore a apresentação dessa discussão) e no monitoramento de comportamentos inadequados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação fiscalizar a presença de profissionais de saúde mental nas instituições de ensino, bem como a aplicação de procedimentos para análise da conduta de professores e alunos. Assim, será possível contribuir para a construção de um melhor ambiente educacional e, como consequência, uma melhor experiência para os alunos, de modo a conservar além da sua própria saúde. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |