O começo do ano letivo de 2023 foi marcado pelo aumento da violência nas escolas, em alguns casos graves (Vírgula) os ataques tiveram até mesmo armas de fogo. Entrementes, o momento desses ataques está associada à ascensão da extrema direita no mundo, uma vez que, entre os perpetradores desses ataques (Vírgula) é comum o convívio em ambiente digital regado à misoginia e ao ódio às minorias. Assim, uma discussão profunda se faz faz-se mister, o que leva um jovem a cometer crimes de ódio, e como resgatá-los?
Em Vigiar e Punir, Michel Foucault nos diz que, "nada torna mais frágil os instrumentos da lei que a esperança de impunidade", dessa forma, podemos estabelecer um paralelo entre os alunos e a sociedade, alunos que, frequentemente, são oprimidos ou humilhados, assediados ou agredidos, nos piores casos encontram-se desamparados, abandonados pela sociedade em que estão inseridos. Na verdade, é nesse abandono que eles encontram apoio, nesse momento de maior fragilidade nossos jovens são cooptados e doutrinados, em redes sociais alternativas - redes menos populares, com baixa fiscalização e nenhuma moderação. Assim, nesses espaços, os usuários serão alienados e influenciados à cometerem atos inomináveis contra si e a outrem. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, uma problemática grave que exige ação enérgica. Os Ministérios da Educação e Saúde, pastas subordinadas ao Poder Executivo, devem agir juntos, é preciso transformar o ambiente escolar, por meio de atendimento psicológico e educação cívica, a fim de melhor proteger as vítimas, corrigir os agressores e resgatá-los. Dessa maneira poderemos reverter o quadro de violência na escolas e impedir novos ataques. Ademais, é preciso que o Ministério da Justiça concentre esforços na busca dos cooptadores, com investigação e inteligência, impedindo que ajam livremente nas redes, dessa maneira, será possível desmantelar as redes de ódio que alienam nossos jovens. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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