"Ensaio Sobre a Cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira (Vírgula) a crítica de Saramago é verificada no aumento da violência nas escolas, visto que, (Sem vírgula) esses atos violentos estão cada vez mais comuns nesses ambientes, causando pânico e trauma para as vítimas desses atos. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da impunidade e de uma lacuna educacional. (Formulou a tese)
Em primeira análise, é notório que a falta de punição é o que motiva os criminosos a cometerem este delito. Diante disso o jornalista Carlos Lacerda afirmou que a impunidade gera a audácia dos maus. Nesse sentido, por não haver um sistema judiciário eficiente, marginais se sentem livres para invadir a escolas para matar e ferir inocentes, causando a dor e traumas nos professores e estudantes. Além disso, uma educação deficitária gera um ambiente escolar em que os alunos não respeitam uns aos outros. Segundo Durkheim " o papel da educação é formar um cidadão que fará parte do coletivo ". No entanto, este papel não está sendo cumprido, visto que, (Sem vírgula) há uma invisibilidade da violência, a exemplo do bullying que ocorre entre os alunos que por conseguinte no intuito de se defenderem acabam cometendo atos ainda mais violentos. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário combater o aumento da violência nas escolas para que haja segurança neste ambiente. Para isso cabe ao Poder Legislativo criar um projeto de leis, por meio de ações que venham a coibir esses atos, a exemplo de prisões e processos socioeducativos caso o ato seja cometido por um menor, com o objetivo de diminuir a sensação de impunidade. Ademais, convém as escolas criarem projetos de conscientização, por meio de palestras (Vírgula) com o intuito de evitar a violência entre os alunos. Assim não haverá a invisibilização de problemas sociais como retratado na obra "Ensaio Sobre a Cegueira". (Proposta completa)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |